Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

01/02/2015
10 bons motivos pra começar o ano se exercitando


O ano já começou, mas ainda não deu tempo de colocar a meta de exercitar-se em prática? Confira 10 motivos para não desistir dela:

• Pense em você –
dedicar-se à carreira, aos estudos e à família sempre se destacam entre as metas para o novo ano, mas e você? Ter alguma atividade que seja voltada às suas necessidades pode ajudar a viver um ano com mais equilíbrio e a desenvolver as demais atividades com mais prazer.



Aumenta o gasto energético, auxiliando no emagrecimento e diminuição da gordura corporal – não adianta mudar só a alimentação. Os exercícios físicos são aliados de quem busca afinar a silhueta de maneira saudável e duradoura.

Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular – exercícios físicos fazem com que o sistema cardiovascular seja exigido em partes do corpo que nem sempre utilizamos ao longo do dia, por isso, são essenciais para o fortalecimento do sistema.

Aumenta a força e a elasticidade muscular – assim como o sistema cardiovascular, os músculos precisam de estímulo e demanda para que sejam fortalecidos.

Contribui para a redução da pressão arterial – exercícios aeróbicos estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos reduzindo a resistência para a circulação de sangue. Vale lembrar, porém que os hipertensos precisam de planos específicos condizentes com sua condição.

Melhora a sensação de bem estar e a qualidade do sono – a prática de exercícios físicos leva à liberação de endorfina, hormônio que traz a sensação de bem estar. O cansaço proporcionado pelo exercício também ajuda a ter um sono mais profundo para a recuperação muscular.



Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade – os exercícios também proporcionam a diminuição da tensão do dia a dia e um posterior relaxamento de grupo musculares específicos, diminuindo a ansiedade acumulada durante o dia.

Melhora a autoestima – Além das mudanças que acontecem no corpo, o cumprimento das metas e o autoconhecimento corporal elevam a auto-estima de quem pratica exercícios regularmente.

Combate a depressão – a diminuição do estresse bem como a melhora da autoestima auxilia diretamente na percepção corporal e psicológica do praticando o que colabora com o combate à depressão.

Reduz o risco de doenças – o estímulo a diferentes grupos musculares, a melhora do funcionamento cardiovascular, entre outros fatores atuam diretamente no fortalecimento do corpo como um todo reduzindo assim o risco de contrair doenças.

Aproveite seu ano e prepare-se para os próximos 15 que estão por vir!



Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas