Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

19/01/2015
5 exercícios eficazes para o emagrecimento!

O ano acabou, mas os quilos a mais que vieram com as festas de final de ano ficaram. Para recuperar a silhueta e aproveitar o Verão sem medo de abusar de saias, shorts e biquínis, a gerente operacional da rede Contours Academia para Mulheres, Cíntia Salton preparou um guia com cinco exercícios que podem ser feitos em casa ou na academia, e que proporcionam resultados rápidos.



1 – Treino com corda
É um exercício bastante eficiente, em apenas um minuto é possível gastar até 15 calorias. A atividade que trabalha vários músculos do corpo, como pernas e glúteos queima mais calorias por minuto do que atividades, como lutas e natação. O exercício também melhora o condicionamento físico, mas Cíntia adverte, “É um exercício que requer muito esforço e suor, por isso, para quem sofre de algumas doenças, como hipertensão é indicado consultar um médico antes de praticá-lo”, adverte a especialista.


2 – Step
O exercício é um ótimo auxiliador para o rápido emagrecimento. Em uma aula de 30 a 45 minutos é possível perder de 300 a 600 calorias. De acordo com a gerente da Contours, a quantidade de calorias perdidas dependerá muito do condicionamento físico do atleta. Essa atividade também é bastante benéfica para a saúde, já que e o step colabora para o desenvolvimento da coordenação motora e auxilia até mesmo no combate ao estresse. “A prática regular de step aumenta a eficiência do coração e dos pulmões, reduz a probabilidade de doenças cardiovasculares, treina a coordenação motora, diminui o percentual de gordura e proporciona bem estar físico e psicológico combatendo o estresse”.


3 – Jump
Uma aula de jump pode eliminar até 900 calorias, além de contribuir para a melhora do equilíbrio e coordenação motora e ajudar a tonificar diferentes grupos musculares, como músculos quadríceps, glúteos, abdutores e panturrilhas. Cíntia conta que o exercício colabora bastante no combate da celulite, “Os saltos realizados durante a aula aceleram a função de abre e fecha das válvulas dos capilares linfáticos, e isso ajuda na aceleração do sistema linfático que é responsável pela drenagem de fluídos e filtragem de derivados, combatendo a celulite”.


4 – Circuito de exercícios
Outra opção é aderir ao circuito de exercícios, que normalmente tem o tempo de 30 minutos e trabalha diversas partes do corpo. Fazer o circuito de três a quatro vezes por semana é tempo suficiente para atingir resultados, especialmente porque os exercícios são individualizados. No circuito é possível focar em objetivos, como ganhar força muscular, equilíbrio e emagrecer. Isso porque o treinamento funcional se vale de exercícios que recrutam grupos musculares específicos, muitas vezes atingindo uma musculatura mais profunda, além dos músculos superficiais. “Consequentemente, a aluna ganha também bem-estar, qualidade de vida, disposição, destreza na realização de tarefas.”



5 – Dança
Fazer aula de dança pode ser uma maneira divertida de emagrecer. São vários os ritmos existentes, mas o que mais chama atenção nas academias é a Zumba. A dança de passos sincronizados ajuda a eliminar mil calorias por aula, tonifica o corpo, auxilia no condicionamento cardiorrespiratório e também no sistema ósseo.





Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas