Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/09/2014
Joelhos e seus Ligamentos!

Atletas, praticantes de esportes recreativos e sedentários têm algo em comum: o risco de sofrer uma lesão ligamentar no joelho. O ligamento é uma estrutura fibrosa, semelhante a uma corda, e apresenta diferentes espessuras de acordo com sua localização. O ligamento conecta um osso a outro dentro de uma articulação e sua principal função é de estabilizar a junta, ou seja, mantê-la no lugar a fim de impedir que um osso se desloque sobre o outro e assuma uma posição anormal. No joelho, existem quatro principais ligamentos: os cruzados anterior e posterior, e os ligamentos colaterais medial e lateral.

Segundo o Dr. Paulo Henrique Araujo (CRM-DF 13519), ortopedista e cirurgião graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, com especialização em Traumatologia ortopédica e cirurgia do joelho e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ), da Sociedade Latinoamericana de Artroscopia de Joelho e Trauma Desportivo (SLARD) e da Sociedade Internacional de Artroscopia e Cirurgia de Joelho (ISAKOS), a lesão ligamentar pode ocorrer em várias situações e, principalmente, em decorrência de torções e traumas diretos durante a prática esportiva ou por ocasião de acidentes de trânsito, por exemplo.



“Geralmente, o paciente sente e ouve um estalo no joelho, seguido por dor, no momento do trauma. Se o ligamento acometido for um dos cruzados, que se localizam dentro do joelho, o derrame articular (água no joelho) aparece em seguida. Ao passo que, se a lesão for de um dos ligamentos colaterais, um inchaço se instalará no joelho”, detalha Dr. Paulo.

Ele fará falta em atividades físicas que exijam movimentos de rotação do joelho. Os ligamentos cruzados são em número de dois e são grandes estabilizadores do joelho. Destes, o cruzado anterior é o mais atingido na prática de esportes e é o que mais necessita tratamento cirúrgico.


O ligamento cruzado anterior é um dos mais importantes do joelho porque tem como função oferecer estabilidade a parte anterior da articulação. É uma lesão comum em alguns tipos de esportes, como futebol e vôlei, nos quais os atletas estão sujeitos a mudanças bruscas de direção e movimentos mais fortes. “Temos ainda os atletas de final de semana, que não têm treinamento e conhecimento adequado para praticar os esportes, no conta o ortopedista Marcelo Wiltemburg, do Instituto Affonso Ferreira, de Campinas.


Segundo Dr. Paulo, a lesão ligamentar mais frequente no joelho é a lesão do ligamento colateral medial - no lado interno do joelho -, que ocorre quando ele é forçado para dentro e a perna para fora. “Nesses casos, a indicação para cirurgia é exceção, pois esse ligamento tem uma boa capacidade de cicatrização. Por outro lado, a lesão ligamentar mais comum que leva ao tratamento cirúrgico acomete o ligamento cruzado anterior (LCA) e afeta, no Brasil, principalmente, jogadores de futebol, sejam os profissionais ou os de fim de semana”, esclarece. Já a lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) está mais associada a traumas de maior intensidade, como acidentes automobilísticos, muito embora também possa acontecer no esporte.

O médico ortopedista deve ser consultado para detectar o tipo da lesão e o tratamento adequado. Existem consequências imediatas e tardias quando a pessoa não dá atenção ao problema, realiza tratamento não adequado ou interrompe o processo de recuperação. “As imediatas são novos episódios de entorse, ou seja, instabilidade. Com isso, vem a insegurança, dor e o derrame articular. As consequências tardias são maiores danos na articulação, incluindo lesões de meniscos e cartilagem. Quanto maior o acometimento articular, maior a chance do paciente desenvolver uma artrose no futuro”, completa Dr. Paulo Henrique Araujo.

Em freadas bruscas, como futebol, tênis, voleibol e outras, a falta do ligamento cruzado anterior é muito sentida, já para se praticar natação, por exemplo, a falta deste ligamento será praticamente imperceptível na grande maioria das vezes.

O médico especialista em Medicina do Esporte Dr. Eduardo Luis Cruells Vieira, do Instituto do Joelho de Sorocaba, revela que dores no joelho em jogadores de futebol são um problema recorrente em seu consultório. “Tanto o atleta profissional, quanto o amador costumam exagerar durante as partidas. Esse esforço leva a lesões e, inicialmente, não se dá a devida importância para essas dores”, conta o médico. Para evitar esse quadro, Dr. Eduardo aconselha a prática de uma série de exercícios, recomendados pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), antes da partida de futebol.
O excesso de peso, que tem se tornado comum entre jogadores, pode ser considerado um fator relevante para os problemas nos joelhos, que sofrem com a sobrecarga, facilitando as lesões e o favorecimento de desgaste precoce na cartilagem e outras estruturas. Cada quilo do corpo equivale a seis vezes a tensão sobre a zona do joelho.

Em pessoas jovens, que romperam o ligamento cruzado anterior, recomenda-se a reconstrução cirúrgica, mesmo que elas não pratiquem esportes como citado acima, porque com o decorrer dos anos nota-se uma degeneração (desgaste) precoce da articulação do joelho, que culmina com dor e até incapacidade funcional.

Em pessoas idosas ou que praticam exercícios como natação, a decisão da reconstrução é muito personalizada, ou seja, alguns sentirão instabilidade do joelho até para caminhar. Já outros poderão até correr sem maiores problemas.


Reconstrução

Segundo Dr. Marcelo, a reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho com túneis anatômicos segue exatamente a anatomia de cada paciente. “Os túneis para fixação do novo ligamento são confeccionados no local da cirurgia e substituem com precisão o ligamento original. Este resultado não era possível com a técnica tradicionalmente usada até então”, explica. “Todas as funções do joelho são preservadas, como antes da lesão. Um dos grandes problemas com a cirurgia tradicional era o aparecimento de artrose poucos anos depois da cirurgia. Como esta técnica devolve ao joelho as funções de um membro sadio, este risco não acontece. Outro fator positivo é com relação à dor, que praticamente não existe com a nova técnica”, explica Wiltemburg.

A reconstrução é realizada, nos dias de hoje, na maioria das vezes e sempre que possível, através de artroscopia. Este procedimento dá maior conforto pós-operatório ao paciente e índices de complicação muito baixos.

Existem muitas técnicas para a reconstrução do ligamento cruzado anterior, e as duas mais utilizadas são a substituição com uma porção central do tendão patelar e a substituição com os tendões semitendinoso e grácil (esta é cada vez mais utilizada devido ao baixo índice de complicações, embora a anterior seja a mais utilizada das duas).

A reabilitação, hoje em dia, é dita agressiva, ou seja, no dia seguinte à cirurgia o paciente é encorajado a iniciar exercícios de mobilidade, principalmente. O apoio é permitido assim que a pessoa sente-se confortável para tal (varia de 4 a 6 dias). O retorno às atividades esportivas sem restrições, como futebol ou tênis é permitido aos seis ou sete meses.





Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA e JOELHOS em nossas colunas de:

1) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas