Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

03/09/2014
Saiba quais são as diferenças entre Pilates x RPG x RCV

Segundo estimativa da OMS, 80% da população do planeta já teve ou terá dor na coluna ao menos uma vez na vida

Dores na coluna, má postura, sedentarismo, você sabe qual é o melhor tratamento para o seu tipo de problema? Hoje existem alguns tratamentos que podem auxiliar na melhora do seu diagnóstico e muito se tem falado do Pilates, RPG e RCV, mas você sabe o que são esses terapias/tratamentos e para que eles servem?

Diante da confusão que as pessoas fazem com esses tipos de tratamentos, o Instituto RV, especializado em fisioterapia ortopédica com foco no tratamento de coluna, esclarece o que são eles. No entanto, é necessário o acompanhamento de um especialista para diagnosticar a causa e direcionar o melhor tratamento para cada individuo.



De acordo com o fisioterapeuta, Vinícius Paciulo, o Pilates é uma técnica que consiste em tratamento fitness, que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura adequada e alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora. As atividades realizadas pelo pilates são indicadas como extensão do tratamento de coluna, nas quais o fisioterapeuta utiliza aparelhos para promover ganho de força muscular, alongamento e resistência da musculatura global da coluna, que tem a função de promover a estabilização e boa postura, também aumenta o condicionamento físico e força sem gerar lesão por posturas inadequadas.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um tratamento individual onde o fisioterapeuta utiliza os conceitos de cadeia muscular e aplica técnicas e exercícios com o objetivo de melhorar a postura e dor do paciente. Trabalha a globalidade do corpo e, portanto, trata as dores e a má postura através de sessões que englobam todas as articulações e a maioria da musculatura, ou seja, reeducação postural. É recomendada para pessoas com uma curvatura muito grande na coluna (hipercifose e hiperlordose), escoliose, pé chato (pronado), entre outras.



O Reequilíbrio da Coluna Vertebral (RCV) é indicado para pacientes que sofrem com dores agudas e crônicas. O tratamento mescla o regaste das terapias manuais, reconhecidas internacionalmente, com novas tecnologias; é composto por quatro fases: avaliação personalizada, terapia manual, descompressão e exercícios de estabilização segmentar, os quais melhoram a dinâmica da articulação, diminuem a atividade anormal do sistema neural envolvido e reestruturam a musculatura afetada pela dor e pela fraqueza muscular reequilibrando-a novamente.

O RCV é recomendado para hérnia de disco, dores cervicogenicas - dor de cabeça originada na cervical -, alterações articulares e musculares, protusão discal, lombalgia, dor ciática, lordose, escoliose, espondilolistese, cifose, instabilidade vertebral, whiplash - lesões de chicote no pescoço -, e para pacientes que já fizeram muitas sessões de fisioterapia convencional sem sucesso.

Para o fisioterapeuta, a diferença entre os tratamentos está na avaliação por meio do diagnóstico cinesiofuncional, assim, especificando o verdadeiro motivo da dor, seja ela muscular, neural ou articular. “Além disso, utilizamos o conceito de estabilização segmentar vertebral onde treinamos e geramos “endurance” (aumento da resistência muscular) para musculatura profunda da coluna, essa é a principal diferença nas fases de tratamento do RCV em relação ao Pilates e RPG”, esclarece Paciulo.




Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA e PILATES em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas