Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/08/2014
Atividade Física pode auxiliar na prevenção da gripe!

Sair de debaixo das cobertas no inverno para praticar exercícios é difícil para algumas pessoas. O tempo frio desestimula aqueles menos corajosos, mas a atividade física é essencial, principalmente nesta época do ano. Isso porque ela pode ajudar a prevenir a gripe, doença comum das estações frias. O bom condicionamento físico proporciona uma melhor imunidade, assim como a baixa resistência pode ocasionar a gripe e prejudicar os treinos.



“É uma via de mão dupla. A prática de esportes pode aumentar a resistência do corpo e auxiliar na prevenção da gripe. Ao mesmo tempo, se adquirida, a doença pode atrapalhar consideravelmente a disposição para os exercícios”, explica o Dr. Levon Mekhitarian Neto, médico otorrinolaringologista e mestre em Ciências da Saúde. Ele esclarece que o próprio exercício é uma maneira de prevenção desde que seja feito com supervisão e de forma natural, sem aditivos químicos, com alimentação balanceada, hidratação adequada e na proporção certa entre atividade aeróbia e muscular.

Caso o atleta se contagie com o vírus da gripe e desenvolva a doença, pode apresentar dificuldade na realização de atividade aeróbica, por obstrução nasal, dor de garganta, tosse, entre outros, e muscular, pela mialgia. “O estado gripal é uma infecção viral que acompanha febre, dor muscular, queda do estado geral e comprometimento das vias respiratórias”, explica o médico otorrinolaringologista.


Prevenção

A geração saúde está cada vez mais dedicada aos esportes e, ao contrário do que pensam, não é necessário muito esforço ou ideias mirabolantes para conciliar a prevenção das doenças respiratórias e os treinos.

Além da prática de atividades, “a utilização de remédios para prevenir infecções das vias aéreas superiores é uma ideia segura por não interferir nas funções cardiorrespiratórias”, explica o especialista, que pontua, por exemplo, medicamentos homeopáticos, sem contraindicações. “A homeopatia é uma prevenção constante. Como o esporte, ela favorece a melhora do sistema imunológico”. Segundo ele, a suplementação alimentar, acompanhada por nutricionista ou nutrólogo, também é uma opção boa e saudável.

O médico ressalta ainda que a suplementação sem orientação pode prejudicar o desenvolvimento dos esportistas, pois o uso de certos produtos com finalidade de aumentar a produção hormonal pode deixar o indivíduo mais vulnerável a uma série de doenças.



Recuperação

A recuperação do estado gripal leva de 7 a 10 dias. Mas, por terem um sistema imunológico mais eficiente e um bom preparo físico, essa recuperação pode ocorrer de maneira mais rápida para os atletas. “Com a orientação profissional o esportista consegue se recuperar, evitando exageros e mantendo a atividade física saudável”, ressalta o Dr. Mekhitarian.






Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas