Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

07/08/2014
Resultados rápidos com exercícios podem lesionar coluna!

Quem quer melhorar a saúde ou moldar o corpo de acordo com os ideais de beleza sabe que o exercício físico é essencial. Mas, na tentativa de atingir os resultados desejados em pouco tempo, muitos acabam indo além das próprias capacidades e causando problemas maiores à saúde.

A fisioterapeuta Silvia Canevari Barros, membro da Sociedade Brasileira de RPG, da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna e diretora do ITC Vertebral Jundiaí, conta que esse tipo de atitude é muito comum entre adolescentes e jovens. "Nessa idade, os meninos querem ficar musculosos e as meninas querem emagrecer e definir o corpo em pouco tempo, acabam colocando muito peso ou se esforçando além do que conseguem", alerta.



Junto a isso, a especialista lembra que essa geração já tem uma maior tendência a apresentar problemas na coluna, pois tem passado muito tempo sentado usando equipamentos de tecnologia. "Todo mundo tem ficado mais encolhido e com a cabeça torta para olhar o tablet e o smartphone", explica.
Por isso, Silvia sugere que aqueles que já apresentam algum tipo de sintoma de dor na coluna, passem por uma avaliação com um especialista antes de iniciar uma rotina de exercícios. "Na maioria das academias, a avaliação física é feita por um profissional de educação física, mas eles não têm formação para lidar com patologias, não podem fazer uma indicação ou contraindicação para tal e tal exercício".

E isso é válido para todas as atividades físicas, seja um esporte, exercícios aeróbicos ou musculação. "A escolha de qual exercício pode ser feito e de que maneira depende muito da clínica de cada um, é preciso fazer uma avaliação e, a partir daí, montar um treino específico junto com o treinador", explica a especialista.

Até o Pilates e a Yoga, conhecidos por serem atividades benéficas à coluna, podem através de alguns movimentos e posições, piorar o problema. "Recebo muita gente que se machuca nessas atividades. Não é porque é Pilates que todos os movimentos podem ser feitos por todo mundo", previne a fisioterapeuta.

No entanto, a maioria das lesões derivadas de atividades físicas ainda são causadas por exercícios de crescimento muscular. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Arkansas, nos EUA, 1 em cada 4 dessas lesões ocorre devido ao mau uso dos equipamentos de musculação.

Segundo Silvia, ao utilizar os equipamentos da academia, as pessoas cometem erros comuns, como postura incorreta, peso e fazer mais repetições do que o recomendado. "De forma geral, as costas devem estar sempre retas e os joelhos levemente flexionados para distribuir a carga entre todas as regiões do corpo", previne.

Mesmo assim, cada aparelho tem um jeito diferente de ser usado, e as instruções corretas devem ser passadas pelo profissional responsável na academia. Por exemplo, o Leg Press, aparelho que trabalha o anterior das coxas, precisa ser feito com os pés um pouco afastados e virados para fora, "se não, pode lesionar a coluna e as articulações do quadril, joelhos e tornozelos" adverte a fisioterapeuta. Já os pacientes com dor lombar devem evitar esse equipamento.

Os chamados exercícios livres, como a bicicleta ergométrica e a esteira, também dependem da boa postura para serem feitos de forma correta. "Muita gente faz bicicleta mas não ajusta a altura do banco, o que deixa as costas tortas. Isso pode lesionar os joelhos, o quadril e a coluna", explica.

Ela também orienta a forma correta de caminhar na esteira: sempre com o calcanhar primeiro e só depois com a ponta dos pés. "Isso reduz o impacto e o risco de lesionar os tornozelos e a lombar". Por fim, a fisioterapeuta avisa que qualquer atividade precisa ser acompanhada de alongamento para equilíbrio da estrutura músculo articular.

“Atenção se durante a atividade física você sentir dor em alguma região da coluna ou qualquer outra articulação do corpo, não insista, pare o movimento imediatamente, se o sintoma persistir não faça automedicação, pois isso pode mascarar alguma lesão que pode ter ocorrido, procure um especialista para avaliar o caso e obter orientações”, alerta a especialista.




Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas