Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

26/03/2007
Regularidade nos exercícios

Você é um daqueles sujeitos que põem boné e bermuda e saem andando pelo bairro, em ritmo de passeio, e acham que desse modo estão fazendo exercício físico? Pois aqui vai uma má notícia: seu coração, pelo menos, não tem nenhum proveito com essa prática. Um estudo da Universidade Harvard, publicado na revista da Associação Médica Americana, mostra que o negócio é acelerar o passo. Depois de acompanhar quase 45.000 homens, de 40 a 75 anos, durante doze anos, os pesquisadores concluíram que, para a caminhada surtir efeito, ela deve ser feita a uma velocidade de no mínimo 5 quilômetros por hora. O estudo também aponta que as vantagens da corrida na prevenção aos males cardíacos superam as da caminhada. Quem corre vinte minutos, três vezes por semana, está duas vezes mais protegido do que quem anda meia hora por dia. A velocidade ideal é um pouco alta: 10 quilômetros por hora.

Não é qualquer pessoa, logicamente, que deve sair por aí em desabalada carreira. "A corrida não é indicada para todo mundo. Muita gente pode até morrer se resolver correr de uma hora para a outra", afirma o cardiologista Sergio Timerman.

Antes de começar a fazer uma atividade aeróbica mais pesada, é importante submeter-se a uma avaliação médica apurada e logo depois uma Avaliação e Orientação Física por um profissional de Ed. Física que você confie. O estudo de Harvard reitera, ainda, a importância da musculação para a saúde cardíaca. Ou seja, nada melhor do que uma rotina de ginástica que combine corrida e puxação de ferro.

A QUANTIDADE DE EXERCÍCIO QUE FAZ A DIFERENÇA

Tipo de Exercício / Freqüência / Redução no risco de infarto:

Corrida / + de 1h semana / 42%
Musculação / + de 30 min semana / 23%
Caminhada a 5km/h / + de 30 min dia / 18%
Remo / + de 1 h semana / 18%

Fonte: Journal of American Medica Association

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Priscilla de Arruda Camargo, na coluna de Musculação com Amauri Altieri e no módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas