Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

17/06/2014
Castanhas e frutas secas estão entre as opções saudáveis para acompanhar os jogos. Vejam aqui!

O Brasil e o Mundo estão em ritmo de Copa. O período é a chance de reunir a família e amigos para assistir aos jogos. Nessas ocasiões, é comum o torcedor se render a alimentos gordurosos e calóricos. Para quem deseja não descuidar da alimentação saudável, a opção é investir em alimentos leves.

As sementes estão cada vez mais desempenhando o papel de prevenir doenças entre elas as cardiovasculares. Funcionam também como moderadoras de apetite e auxiliam na perda de peso. São ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue e ativar o metabolismo da queima de gorduras. Possuem vitamina E, que é um potente antioxidante; previne o envelhecimento da pele, combate o estresse e reduz a pressão arterial.



Como sugestão de cardápio a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal, recomenda as frutas oleaginosas. Existem mais de dez tipos de oleaginosas, como:

- nozes
- pistache
- avelã
- amêndoa
- amendoim
- macadâmia
- castanha do Pará
- castanha de caju
- noz pecã
- castanha portuguesa.

“As nozes, amêndoas e avelãs se destacam pela Vitamina E, que tem ação antioxidante e é responsável pela formação de glóbulos vermelhos e tecido muscular”, expõe Rosangela Cristina, especialista em castanhas e proprietária da Cacau Nuts.

Além destas, as castanhas, tanto as do Brasil quanto as de caju, são fontes de ômega-3 e selênio, mineral que atua na regulação da glândula tireoide, do coração e do cérebro. “O consumo diário de castanha, seja in natura ou aliada a outros alimentos, garante o bom funcionamento do sistema cardiovascular, além de repor minerais como ferro, zinco, fósforo e sódio”, observa Rosangela.


A gordura “boa”

Além de concentrar minerais e vitaminas, um dos maiores benefícios das oleaginosas é a quantia de gordura encontrada em um único fruto: na castanha-de-caju, por exemplo, concentra a maior quantia de gordura monoinsaturada dentre as sementes citadas - em três unidades, há cerca de duas gramas. “Essa gordura auxilia na redução dos níveis de colesterol ‘ruim’ no sangue – o LDL –, sem reduzir os de HDL, o colesterol ‘bom’”, expõe a especialista.



Como consumir

Seja pura ou combinada com outros alimentos, as castanhas, nozes e amêndoas mantém seus nutrientes e vitaminas, por isso são comumente encontradas entre os ingredientes de bolos, biscoitos e chocolates. “Mesmo junto ao doce, a castanha não perde suas propriedades, por isso é uma ótima opção para um lanche entre refeições”, finaliza a especialista.

Todas ajudam a manter os níveis de colesterol bom (HDL), que faz bem ao coração e combate o colesterol ruim. Um mix de castanhas pode ser uma excelente sugestão de petiscos. “Elas ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue, prevenindo contra o diabetes. Fazem bem para a pele por serem fontes de selênio e vitamina E. Também combatem o envelhecimento precoce graças ao magnésio e aos poderosos antioxidantes”, explica a nutricionista.

As frutas secas também podem fazer parte do cardápio no dia dos jogos. Outra sugestão são os lanches naturais, que são fáceis e rápidos de fazer. A nutricionista orienta utilizar ingredientes leves, como pão integral, tomate, alface e cenoura. Para beber durante os jogos, a opção são sucos de frutas variados, que ajudam na hidratação, aumentando o consumo de diversos nutrientes com combinações deliciosas.


Descubra mais alguns benefícios das oleaginosas:

- Por terem em suas propriedades nutricionais o zinco, são importantes antioxidantes, que atuam no crescimento muscular e auxiliam na remoção de gás carbônico do sangue.

- Melhoram a circulação sanguínea e fazem a manutenção da saúde renal e dos músculos.



Vejam aqui deliciosas receitas com FRUTAS SECAS

Sanduíche Natural, clique aqui!

Salada de Frutas Secas, clique aqui!

Suco de manga, laranja e gengibre, clique aqui!






Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

2) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

3) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

4 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

5) Nutrição com Dra. Rosana Farah

6) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

7) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

8) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

9) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas