Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

29/04/2014
Dicas de treinamento para recuperar o “prejuízo” dos quilos a mais da Páscoa!

O feriado da Páscoa é uma comemoração marcada principalmente pela boa comida e reunião familiar. Refeições fartas e muito chocolate tornam a data especial, na qual, no que diz respeito à alimentação, sempre ocorrem exageros. Depois da comemoração, vem o resultado na balança: alguns quilos a mais e a característica falta de vontade para se exercitar. No entanto o ideal é que o consumo de chocolate não tenha ultrapassado os 40 gramas diários.

“O consumo de chocolate não deve ser exagerado nem mesmo durante Páscoa, já que o excesso desse alimento pode trazer consequências imediatas sérias, como vômito, diarreia e cefaleia”, explica a endocrinologista do laboratório Delboni Auriemo, Myrna Campagnoli. De acordo com a especialista, caso haja exageros durante a comemoração, é recomendável que nos dias seguintes se consuma muitos alimentos ricos em fibras e haja ingestão de muito líquido para que o organismo volte a funcionar normalmente. “O exagero da ingestão de chocolate em longo prazo pode causar problemas como a obesidade, o aumento do colesterol e doenças cardiovasculares”, alerta a médica.

Além da alimentação, a atividade física é fundamental para que o excesso de chocolate e alimentos gordurosos não tenha efeito no peso. “Toda movimentação física, principalmente quando supera a marca de dez minutos, contribui para o trabalho cardiovascular e acaba refletindo também na manutenção do peso”, declara o Dr. Luiz Augusto Riani, especialista em medicina do esporte do Delboni Auriemo. “A movimentação adicional traz muitas vantagens e o ideal é que cada pessoa procure sempre avançar na prática de atividades físicas, buscando pelo menos 30 minutos diários de exercícios”, explica Dr. Luiz Riani.


Confira 10 dicas para recuperar a boa forma depois dos exageros da Páscoa para quem faz treinos leves ou está sedentário:

• Evite usar escadas rolantes e elevadores. Subir e descer escadas são ótimos exercícios aeróbicos para o dia-a-dia.

• Se for até a padaria perto de casa, almoçar em algum restaurante da região ou comprar algo na farmácia, opte por ir a pé. Caminhar, além de ser um exercício fácil e acessível, ajuda a combater o estresse.

• Fique atento às quantidades dos alimentos ingeridos. Mesmo legumes, frutas e verduras devem ser consumidos com moderação.

• Para ajudar a colocar o organismo em equilíbrio, aumente o consumo de água mineral, água de coco e de cereais integrais.

• Se não tiver tempo para se dedicar por trinta minutos seguidos a uma atividade física, tente dividir esse tempo em três parcelas de 10 minutos.

• Com relação à intensidade dos exercícios físicos, o ideal é atingir uma leve sensação de cansaço durante a atividade, que não impeça a pessoa de falar; exercícios mais intensos podem fazer parte de um plano ideal de treinamento, mas devem ser orientados por um profissional especializado em atividade física.

• Durante os treinos, combine atividades que trabalhem diferentes aspectos da aptidão física, estimulando a força e a flexibilidade, além da capacidade aeróbica.



Se você já treina mas não está mais conseguindo bons resultados. Como eliminar os quilos adquiridos?

Variar os estímulos é importante para o corpo não se acostumar com ele. “Isso acontece porque quando o organismo se ‘acomoda’, tende-se a gastar menos energia. Acontece a mesma coisa na musculação, onde se aconselha períodos de 4 a no máximo 8 semanas”, esclarece o professor Bruno Pereira, da academia Smart Fit/SP. Como o ideal é fazer, ao menos, 150 minutos de atividade aeróbica semanal, concentrar-se em apenas uma atividade é perigoso. “No começo, pela empolgação, pode até parecer uma tarefa possível. Porém, o risco de cair na monotonia e largar os treinos é grande.”

Escolher a atividade aeróbica preferida pode ser simples. Em alguns treinos já é possível se adaptar a ela. Porém, como sempre, o risco de cair na monotonia é grande. Para escapar do sedentarismo de vez e ainda potencializar os resultados, variar é a escolha certa. E há diversas opções: bicicletas ergométricas, bicicletas de spinning, esteiras, elípticos, steppers, trampolins... Afinal, um treino com uma modalidade nova é a abertura para outras experiências – e, quem sabe, a escolha de um novo exercício favorito.



O banho de água fria nos exercícios repetidos tem várias possíveis soluções. “Utilizar, no mesmo dia, vários tipos de equipamentos é uma boa opção para quem quer ter maior queima calórica”, exemplifica Pereira. Por exemplo, fazer 15 minutos de cada aparelho (esteira, bike e transport) no treino é uma ótima escolha para criar mais resistência e deixar o corpo utilizar a gordura como fonte de energia.

Para quem não gosta de mesclar vários exercícios no mesmo dia, a solução seria adotar várias atividades ao longo da semana. “É necessário buscar a ajuda de um profissional para que a mescla não aumente as chances de lesões – já que pode ter um desgaste excessivo das fibras musculares, levando à fadiga excessiva”, alerta. Porém, é fácil. “É só ver que, se o treino no dia anterior foi extremamente forte, o do dia seguinte tem que ser mais leve – funcionando como uma recuperação.”




Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas