Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

25/03/2014
Como ajustar a postura durante o treino de musculação?

A prática de atividades físicas é fundamental não apenas para o controle do peso corporal. Elas ajudam a prevenir o aparecimento de diversas doenças, melhorar a circulação sanguínea, aumentar o metabolismo, melhorar a memória e, claro, dão mais disposição diariamente.

Visando obter esses benefícios e, obviamente, adquirir um corpo sarado, muitos não deixam de frequentar regularmente a academia. Mas na hora da musculação é importante ter cuidado com a região das costas para evitar problemas como hérnias e alterações nas curvaturas normais da coluna.

De acordo com o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo-articular da coluna vertebral, para prevenir lesões nas costas em decorrência da prática de musculação é preciso ter atenção redobrada com a postura.

“Inicialmente, os hábitos posturais errados durante os exercícios podem levar a dores nas costas que se irradiam para outras regiões do corpo como ombros, braços e pernas. No entanto, em longo prazo, acarreta em um desgaste das cartilagens e, desta forma, causa lesões por esforço repetitivo”, informa Montenegro.

Além disso, os movimentos inadequados de flexão e de torção da coluna geram, em médio ou longo prazo, desvios posturais, lombalgias e cervicalgias. “Esses problemas, entretanto, podem evoluir para abaulamentos discais (que é resultado da degeneração dos discos intervertebrais da coluna), espondilolisteses (é quando ocorre o deslizamento de uma vértebra sobre a outra) e hérnias de disco”, afirma o fisioterapeuta.

Mas, de acordo com o Dr. Helder, não é só a musculação que pode agravar em dores nas costas. Correr de forma inadequada também pode resultar em incômodos na região. “Como a lombar atua como transmissor de força para os membros inferiores (pés e pernas) e o tronco, realizando movimentos essenciais de flexão, extensão e rotação, pode ocorrer lesões pequenas na musculatura que não está devidamente alongada”, informa ele.

Evidentemente, é possível prevenir lesões e dores nas costas com algumas mudanças na postura durante a prática dos exercícios físicos. Sendo assim, veja as dicas que o Dr. Helder Montenegro selecionou:

1) - No exercício afundo, que trabalha a musculatura das coxas e do bumbum, evite inclinar o tronco à frente, deixando o joelho ultrapassar a linha da ponta do pé e não faça força com a perna que está à frente. O ideal é contrair o abdômen, alinhar a coluna e flexionar o joelho direito até formar um ângulo de 90 graus em relação à coxa, sem deixá-lo ultrapassar a linha da ponta do pé e depois repetir do outro lado;

2)- Na realização das abdominais, mantenha os joelhos flexionados do início ao fim da atividade e jamais force o pescoço;

3)- No exercício tesoura, evite deixar as pernas muito próximas ao chão, estender demais o joelho e deixar a coluna curvada. A recomendação é deixar as costas bem apoiadas no chão com as mãos ao lado do corpo e elevar as pernas com o joelho levemente flexionado;

4)- Em exercícios nos quais seja necessário deitar no banco, coloque os pés sobre o mesmo, pois ajuda a manter o equilíbrio e ajuda a manter a coluna completamente apoiada;

5)- Outra dica importante é sempre exercitar o core, grupo de músculos que compõem a região do abdômen, costas e quadris, pois ajuda a corrigir erros posturais, além de contribuir para o fortalecimento da coluna, prevenindo o aparecimento de lesões.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas