Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

05/03/2007
Cuidados com a coluna no carnaval

A coluna vertebral vai sofrer nesses dias de carnaval: trânsito lento nas estradas, brincadeiras ou simplesmente o merecido descanso. É importante tomar alguns cuidados para não sair do feriado com dores de coluna.

Para quem vai pular o carnaval, desfilar na avenida ou apenas se esticar e descansar durante todo o feriado, o quiropraxista Jason Gilbert dá dicas para cuidar da coluna:

· Quem vai desfilar deve estar atento: o mais importante antes de começar é alongar a musculatura. Muitas vezes, o tempo de espera para entrar na avenida é três vezes maior que o tempo de desfile. O calor e o peso da fantasia podem prejudicar a coluna. As pessoas que já apresentaram algum tipo de problema, principalmente lombar, devem sentar-se por um tempo para descansar a coluna. Além do peso da fantasia, outra ala que deve ter atenção à coluna é a bateria. Os componentes em geral carregam instrumentos pesados que podem alterar o centro de gravidade e afetar a coluna. Os responsáveis por empurrar e dirigir o carro alegórico na avenida também tem que ter muita atenção com a coluna.

· Quem vai pular nas festas: cuidado com o excesso de bebidas. O álcool é um relaxante muscular. Quando bebemos e ficamos parados por muito tempo, a coluna perde um pouco de espaço, especialmente na área lombar. As pessoas que já têm problemas na coluna precisam ter ainda mais cuidado. A tensão muscular na coluna baixa serve para dar apoio à coluna e às articulações. Quando a musculatura está relaxada por causa da bebida, a coluna fica sem a faixa natural de proteção, podendo acontecer lesões.

· Quem vai ficar esticado na praia ou piscina: as cadeiras de praia não são adequadas para apoiar a coluna por períodos prolongados – elas podem causar ou agravar problemas da coluna lombar, piorando uma hérnia de disco, ciática ou até uma dor cervical. A dica é: quando tomar sol, não fique parado por muito tempo, troque sempre de posição – de barriga para cima, depois de bruços – para não travar a coluna lombar e o pescoço também.

· Quem vai encarar o congestionamento: a dica é simples – depois de uma hora no congestionamento, a recomendação é parar o carro, descer, esticar-se e mover-se por cinco minutos, o que evitará problemas ou dor na coluna lombar.

O Quiropraxista é um profissional da área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema músculo-esquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde em geral.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas