Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

25/03/2014
A banana e suas propriedades, naturais, benéficas para o organismo!

Insônia, fome constante, perda da libido e maior incidência de alergias e infecções. Estes são alguns dos sintomas que a ansiedade provoca no organismo. Atuante principalmente na região das glândulas adrenais - responsáveis pela liberação de hormônios - a ansiedade altera a produção de deidroepiandrosterona (hormônio que dá sensação de bem-estar) por cortisol (hormônio do estresse).

“Quando nascemos, vivemos a primeira situação de estresse, que é controlada pela amamentação. Desse modo, ao longo da vida, associamos bem-estar aos alimentos; principalmente os calóricos como doces e carboidratos, responsáveis pela liberação de serotonina (hormônio do prazer)”, conta a nutricionista consultora da farmácia online, Netfarma, dra. Sulanne Carvalho Oliveira.

A especialista explica que para evitar os efeitos da ansiedade, o corpo precisa de algumas vitaminas e minerais como: vitamina B5, vitamina C e magnésio. “As glândulas precisam de grande suprimento de vitamina C, substância que o corpo não é capaz de produzir ou armazenar, e, portanto, tem de ser obtidos todos os dias por meio da alimentação.”

A fama da banana ser fonte de potássio é verdadeira. "Ela é uma das frutas mais ricas nesse mineral, importante para manter as funções cardíacas e evitar as cãimbras. Também é rica em um tipo de fibra chamada frutooligossacarídeo, que é fermentada pelas bactérias do intestino auxiliando a absorção de nutrientes e reduzindo colesterol e triglicérides", explica Tâmara Tambellini, nutricionista de Ribeirão Preto.

Se deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana. Contendo três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose combinadas com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes. Não é a toa que a banana é a fruta nº 1 dos maiores atletas do mundo.

Mas energia não é a única forma de ajudá-lo (a) a ficar em forma. A banana também ajuda a prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária.


Vejam algumas dicas abaixo


Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobulina no sangue e ajudam nos casos de anemia.


Depressão: de acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.


Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e rehidrata o sistema.


Azia: elas têm efeito antiácido natural. Se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar-se.


Enjoo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.


Picada de mosquito: antes de usar remédios, experimente esfregar a parte interna na casca da banana na região afetada. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço e a irritação.

Nervos: elas contêm elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.


Pressão arterial: contém elevadíssimo teor de potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios) dos EUA autorizaram a indústria de banana à oficialmente informar sua habilidade de reduzir o risco de pressão alta e infarto.


Capacidade mental: pesquisa mostra que frutas com elevado teor de potássio ajudam alunos a aprender e manterem-se mais alertas.


Constipação intestinal: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.



Para evitar a ansiedade por comida, precisa-se controlar os níveis de açúcar no sangue. Comendo alimentos ricos em carboidratos, como bananas e outras frutas, a cada 2 horas, mantém-se estável o nível de açúcar. Variar o cardápio é fundamental, explica Priscilla de Arruda Camargo, Consultora em Qualidade de Vida Corporativa.


TPM: Esqueça as pílulas e coma banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afeta o humor.


Úlcera: Usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.


Controle de temperatura: muitas culturas vêm a banana como fruta "refrescante", que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem em temperatura baixa.


Mau humor: a banana auxilia a manter o bom humor por causa da presença do triptofano.


Fumo: elas podem ajudar pessoas que estão largando o cigarro, porque seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de potássio e magnésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.


Estresse: potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio, que pode ser reequilibrado com a ajuda da banana, rica em potássio.


Infarto: Comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por infarto em até 40%!



Como veem, a banana é um remédio natural contra muitos problemas. Comparada à maçã, tem quatro vezes mais proteína, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e, como um todo, é um dos alimentos mais valiosos.


Se ela já é gostosa de comer, com esses benefícios está mais do que na hora de colocá-la no seu dia a dia!



Suco antiestresse com banana, clique aqui!



Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas