Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

27/02/2014
Musculação? Indispensável?




Uma das atividades físicas mais recomendadas pelos profissionais da saúde é a musculação, pois qualquer pessoa de qualquer idade pode praticá-la, desde que tenha o aval de um médico e um profissional de educação física.

Os treinos são variados e dependem do objetivo de cada um, existem exercícios na musculação para todos os membros do corpo humano, basta ter uma orientação adequada para chegar ao seu objetivo. Mas você só conseguirá desenvolver seus músculos se levar a sério o seu treino e não faltar.

Entre todos os componentes da aptidão física relacionada à saúde, podemos destacar a força e a potência muscular, de suma importância para qualidade de vida, prescrição de exercícios para pessoas sadias e naquelas que apresentam necessidades específicas.

São frequentes nas literaturas científicas estudos sobre o treinamento de força e potência. Antes da década de 80 era priorizado na atividade física o componente aeróbio como aptidão física, a partir desta década o treinamento de força começou a despontar e ser valorizado com maior ênfase, sendo sua prática recomendada pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte. Hoje os programas que visam seu desenvolvimento cresceram em popularidade, crescimento este que sua presença tornou-se necessária em centros de saúde, clubes e academias.

Treinamento de força, treinamento com pesos, treinamento contra resistência, são sinônimos de formas mais conhecidas de exercícios para ganho de massa muscular ou melhor de hipertrofia. Atualmente surge um novo conceito denominado treinamento para fortalecimento muscular. Com esses treinamentos podemos melhorar o condicionamento físico de atletas bem como melhorar também a forma física de não-atletas. As nomenclaturas existentes descrevem um tipo de exercício em que os músculos se movam ou tentam se mover contra uma resistência específica, normalmente representada por algum tipo de estruturas (aparelho, equipamento, halter, etc.) através de implementos variados.

Com o número aumentado de clubes, academias e instituições de ensino, que tem em seu campus os recursos para o treinamento com peso, relatam um aumento de usuários dessa forma de programa de treinamento. As pessoas que fazem parte de um programa de treinamento de força e potência, esperam que o programa produza algum tipo de benefício, bem como o aumento de força ou potência, aumento do diâmetro muscular, aumento do desempenho esportivo e diminuição da gordura corporal. Com um bom planejamento, podemos com toda certeza atingir todos esses benefícios. Ainda podemos ir mais longe, sistemas muito diferentes de treinamento (combinações variadas entre séries, cargas, repetições e métodos de treinamento) podem produzir aumentos bem significativos na força, potência e hipertrofia muscular. O treinamento de força e potência podem melhorar o desempenho motor, e consequentemente esse aperfeiçoamento das habilidades motoras básicas podemos elevar o desempenho em vários esportes e atividades do cotidiano.

A diminuição da capacidade muscular aumenta o risco de lesões e está associado ao envelhecimento, sendo um fator de preocupação para a população idosa devido ao aumento do risco de quedas e fraturas. A prevenção de quedas nos Estados Unidos da América têm se tornado uma constante preocupação, sendo assim muitos estudos têm sido realizados nos últimos anos na área de treinamento de força, visando demonstrar que o fortalecimento muscular aumenta o equilíbrio e diminui o risco de quedas e fraturas.

Outros estudos, na área cardiovascular têm apresentado benefícios do treinamento de força, o que contribuiu para tornar sua prática popular até para pacientes de programas de reabilitação cardiopulmonar.

Os benefícios atribuídos ao treinamento de fortalecimento muscular dependem de uma série de variáveis, incluindo intensidade, duração, e volume de exercícios necessários para alcançar os objetivos individuais. A prescrição de exercícios possui uma trajetória histórica em seu contexto, iniciando-se na década de 50, visando reabilitação e performance desportiva, e na década de 60 quando iniciou-se de modo mais objetivo a aplicação em adultos saudáveis. Após a II Grande Guerra Mundial inicia-se um processo de prescrição de treinamento com pesos para veteranos de guerra, objetivando reabilitação e aumento da massa muscular, sendo incorporado o treinamento progressivo com cargas intensas e poucas repetições. Para aumento da capacidade de resistência priorizaram-se número alto de repetições com cargas relativamente baixas. Os resultados foram benéficos de acordo com seus objetivos sendo, portanto, reconhecido pela comunidade médica.



. Conheça alguns benefícios da musculação:

- Aumento da força muscular;
- Tonificação muscular;
- Modelagem do corpo;
- Ajuda a eliminar a gordura e aumenta a massa magra;
- Fortalecendo os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com esforços;
- Melhora a qualidade do sono e bem-estar;
- Previne a osteoporose, pois auxilia no fortalecimento dos ossos do corpo;
- Previne problemas na coluna vertebral, pois fortalece a parte inferior das costas;
- Assim como os demais exercícios físicos, a musculação auxilia no funcionamento do sistema imunológico;
- Auxilia no funcionamento do intestino, pois ajuda o sistema digestório a funcionar corretamente;
- Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio;
- Melhora o humor e a autoestima, pois ao praticar atividades físicas o cérebro libera diversos hormônios, tais como: endorfina, oxitocina, serotonina, entre outros.






Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas