Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

03/01/2014
Exercícios melhoram a circulação sanguínea!


Segundo dados do Ministério da Saúde, (clique aqui), 35% da população brasileira tem algum grau de doença vascular. Desse total, o número de casos é maior entre as mulheres. A cada três que apresentam o problema, há apenas um homem com a doença. Um dos problemas mais aparentes da má circulação são as varizes. As varizes mais comuns são aquelas veias que se dilatam e deixam de ser retas, ficando tortas e saltadas na pele. Além de prejuízos estéticos, podem causar dor, desconforto e inchaço.

Os benefícios que a atividade física traz por intermédio dos movimentos são diversos. E o principal deles é justamente esse, a melhora da circulação sanguínea e retorno venoso.


Segundo o especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício, Dr. Benjamim Apter,

A atividade constante e monitorada, ajuda no tratamento e previne o surgimento de varizes", pondera o médico.
Todos os tipos de exercícios físicos trazem benefícios, porém, e ao contrário do que as pessoas pensam, os exercícios de resistência muscular favorecem o tratamento por forçar a passagem de sangue através dos vasos por um período curto seguido de um período de relaxamento. É o que acontece na musculação, porém, deve ser realizada em centros especializados.


Exercício sim, mas tem horário melhor?


Você sabe qual o melhor horário para a prática do esporte? O melhor horário é aquele que você se acostuma, quando você começa lentamente e desenvolve uma rotina. Segundo ele, alguns autores condenam a atividade física nas primeiras horas da manhã porque o corpo passa por extremos, de um relaxamento profundo direto para o exercício intenso. Porém, a endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade, liberada no organismo durante o exercício, tanto pode proporcionar bem-estar pela manhã e disposição para o trabalho como também pode relaxar e aliviar o estresse no fim da tarde.

Os benefícios da prática esportiva para quem já definiu sua agenda de atividades físicas são muitos: melhora do metabolismo e a circulação geral; o corpo recebe nutrientes em toda a sua extensão e o prepara para situações adversas; melhora a densidade óssea e o funcionamento dos rins; melhora a vascularização coronariana e a elasticidade dos vasos evitando a hipertensão; controla a glicemia evitando o diabetes.


O importante é começar e manter sempre o mesmo horário. O organismo se acostuma e passa a se preparar, naquele horário, para a realização da atividade. Assim como o aparelho digestivo se prepara para as refeições, a musculatura também se prepara para o exercício. Por isso os atletas quando viajam, precisam de um período de adaptação ao novo horário. Um médico explica que se o esportista for competir no horário em que habitualmente se alimenta, por exemplo, a performance não será a mesma e pode ser prejudicada.




4 Dicas sobre exercícios


Com tantas informações na mídia, muitas vezes ficamos confusos com as mesmas e acabamos fazendo atividades erroneamente e/ou exagerando. Logo abaixo, selecionamos algumas dicas importantes para você, sua saúde e seus exercícios. Fique atento (a):

1. As atividades físicas mais recomendadas para prevenir a osteoporose (enfraquecimento dos ossos) são as de impacto: corrida, ginástica aeróbica e hidroginástica. Natação e musculação, apesar de serem ótimas para manter a forma, não oferecem o impacto necessário.

2. A celulite é causada pelos mais diferentes fatores, como hereditariedade (o que passa de pais para filhos), má alimentação e falta de atividade física. Para combatê-la, adote uma dieta recomendada por um profissional e faça exercícios como agachamento e elevação de perna.

3. Espere um pouco para começar os exercícios depois das refeições – seu corpo precisa de um tempo para fazer a digestão. Refeições leves levam aproximadamente uma hora para serem digeridas. As pesadas podem levar até três horas.

4. Cãimbras são resultado da falta de alguma substância no organismo – normalmente cálcio ou potássio. Logo, para evitar essas dores chatas, consuma bastante leite e seus derivados, que são ricos em cálcio, e banana e água de coco, que são ricas em potássio. Cientificamente ainda não foi nada comprovado.





Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas