Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

31/12/2013
Vai beber? Saiba o que fazer para que a ressaca não te prejudicar!



Está aberta a temporada das festas e encontros: visita de familiares, happy hours com os colegas de trabalho e amigo-secreto, são algumas das comemorações típicas de fim de ano. No entanto, algo a mais pode acompanhar estes compromissos: a ressaca. Para quem costuma ingerir bebidas alcoólicas, principalmente nesta época do ano, o excesso pode ser o inimigo do bem-estar e da saúde. Segundo Sofia Sesti, nutricionista da Clínica Plena, que também atende pela Unimed Costa Oeste, a ressaca é um conjunto de sintomas da intoxicação ocasionada pelo álcool. “O organismo acaba sobrecarregando diversos órgãos, principalmente o fígado, na tentativa de absorver o álcool ingerido”, explica. A nutricionista complementa que o fígado continua produzindo enzimas para processar o álcool, mesmo que o consumo já tenha sessado. “Essa ação causa um desequilíbrio no metabolismo e até mesmo o sistema nervoso – que já havia se habituado com o excesso, pode sofrer com a ‘abstinência’ do álcool”, complementa Sofia.


“Síndrome do dia seguinte”
Os sintomas da ressaca podem contemplar: enjoo e diarreia, dores no corpo, dor de cabeça acentuada, desidratação do organismo com a sede excessiva e fotossensibilidade, caracterizada pela irritação dos olhos no contato com a luz. “Além disso, as mulheres estão mais propensas a sofrer com a ressaca, devido as taxas de hormônio feminino, que são menos tolerantes ao álcool do que nos homens”, ressalta.


O que fazer?
Para não acabar com a noite de festas e acordar com uma ressaca no dia seguinte, é essencial hidratar o corpo antes de beber e, claro, não abusar do álcool. “A dica é ingerir água ou um copo de suco natural antes de aderir as bebidas alcoólicas. Entre um copo ou outro de vinho, por exemplo, tomar água faz com que os efeitos da bebida não tenham tanta intensidade e a ressaca pode ser evitada”, detalha. Uma refeição leve antes de beber também cria uma camada protetora no estômago.
Já para quem abusou do álcool e acordou com “direito” aos sintomas citados, a nutricionista explica que o consumo de líquidos auxilia na recuperação do corpo. “O consumo de água, água de côco, isotônicos e sucos naturais ajudam o organismo a expelir o álcool”, orienta. Frutas e legumes de cor verde escuro também são indicados, pois fornecem as substâncias ideias na desintoxicação do fígado. A nutricionista finaliza com uma dica de suco, que pode ser feito em casa e ajuda no reestabelecimento do organismo: uma fatia de melão, meio pepino japonês com casca e 300 a 500 mililitros de água, conforme preferência de quantidade. Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber. “Na ressaca, a quantidade de água diária que é de 35 mililitros por quilo do peso total da pessoa, passa para 45 mililitros”, finaliza.



Receitas de Sucos, CLIQUE AQUI


Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori

Alimento sem Segredo com Rosamaria Da Ré





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas