Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

22/12/2013
Saiba mais sobre o panetone e como harmonizá-lo em sua festa!


A ceia de Natal, além de tradicional, representa um momento único em que todas as famílias se reúnem para celebrar a vida e compartilhar o amor. Com esse significado tão especial, a anfitriã tem cuidado redobrado ao decorar a mesa e escolher o que será servido para agradar todos os gostos. Mas é claro que alguns pratos não podem faltar como é o caso do panetone, que sempre tem presença obrigatória e espaço garantido na mesa.

Essa delícia natalina pode ser servida de diversas formas, porém a sua receita dificilmente consegue ser replicada de forma caseira. A descoberta italiana conquistou o paladar dos brasileiros e com muita criatividade, os panetones começaram a ganhar alguns acompanhamentos como o sorvete, coberturas extras de brigadeiro, doce de leite, bicho-de-pé, castanhas entre outras opções.

Para quem acaba exagerando um pouquinho no consumo do panetone na época das festividades, vale destacar que ele pertence ao grupo dos carboitratos, ou seja faz parte do grupo dos energéticos, o que é bom desde que consumido moderadamente. De acordo com a Supervisora de Gastronomia e Nutrição do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Fatima Corradini, trata-se de um alimento rico em gorduras trans e gordura vegetal hidrogenada. “Embora encontremos a versão light com até 50% a menos de gordura e até 25% a menos de calorias, e versão diet com Zero açúcar e específica para diabéticos, o alimento ainda possui um acréscimo de gordura em sua composição e deve ser consumido moderadamente já que podemos encontrar até 270 calorias em 80g (1 fatia) do produto”, reforça a especialista.

Das versões oferecidas no mercado, a nutricionista garante que os panetones tradicionais com frutas cristalizadas, damascos e uvas passas são as melhores opções considerando o valor nutricional. “As frutas secas e cristalizadas são alimentos que também encontramos em maior prevalência nesta época do ano, além de práticos, saborosos e nutritivos. Ricas em compostos fenólicos, ou seja, possuem ação antioxidante que age no combate ao envelhecimento das células, contem fibras, vitaminas e minerais”. A nutricionista ainda explica que podem ser consumidas diariamente como lanches, nos intervalos das principais refeições, em preparações como bolos, tortas, arroz, saladas etc., e pede atenção somente às frutas cristalizadas, pois estas possuem açúcar de adição, tornando as mais calóricas, para tanto, consuma com moderação.

Já na ceia natalina, a sommelier Carina Cooper, da Vinícola Salton, ensina como harmonizar pratos doces, em especial o panetone para deixar a noite ainda mais perfeita e deliciosa e ainda podem ser ótimas opções para presentear a anfitriã que irá recebê-lo em sua casa. A sommelier indica o Salton Moscatel que é o mais adocicado dos espumantes elaborados pela vinícola e combina perfeitamente com tortas, saladas de fruta, mousses, pudins, glacê, cremes, biscoitos e sorvetes. “Seu sabor é levemente ácido, com paladar doce e cremoso, deixando tons de fruta na boca”. Já o Salton Licoroso Intenso é apresentado com uma coloração amarelo ouro, com aromas de nozes, mel, baunilha, chocolate e flores cítricas. Carina define que o seu sabor é intenso e prolongado, lembrando amêndoas e frutos secos, harmonizando muito bem com o panetone e sobremesas em geral.




Veja, clicando aqui, mais sobre PANETONE






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas