Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

19/02/2007
Cuidados com a alimentação no carnaval

Antes de seguir o trio elétrico, os blocos de rua e encarar um sambódromo, tenha cuidados com a sua alimentação. A nutricionista, Fabiana Casé, fornece algumas dicas. Ela sugere que os foliões se alimentem de quatro em quatro horas com carboidratos na forma integral e gordura saudável como azeitonas, castanhas e cereais com iogurte. De acordo com a especialista, eles garantem a energia necessária e ainda diminuem o efeito do álcool. Além, é claro, de muita água, sucos e frutas para poder sambar à vontade e suar bastante sem causar uma desidratação severa, principalmente para aqueles que consomem bebida alcoólica.

A nutricionista alerta para o exagero nas bebidas energéticas: “O consumo deve se limitar a uma lata por dia, porque cada pessoa reage de uma forma diferente e algumas sentem um grande mal estar e coração acelerado”. Quando for encarar a avenida no ritmo de uma bateria, invista momentos antes em barrinhas de cereais e depois em uma bebida hidratante, como isotônico. Nada de feijoada ou churrasco! A gordura demora a ser digerida e irá prejudicar a diversão do folião, além do risco da procedência que pode render uma intoxicação alimentar. E para a ressaca do dia seguinte? “Mais uma vez, muita água e frutas”, aconselha Fabiana Casé.

A época do carnaval é caracterizada por muitos dias de festa, o que significa atividade física e suor em excesso, ingestão de bebidas alcoólicas e poucas horas de sono. Para curtir ao máximo o carnaval sem que o corpo fique exausto, é fundamental cuidar da alimentação antes, durante e depois da folia.

Veja as dicas abaixo:

Antes da folia: a partir de uma semana antes das festas a alimentação deve ser balanceada, baseada em frutas, legumes, verduras e carne branca. Evite as massas, os molhos cremosos e os queijos gordurosos.

Durante a festança: como o consumo de energia é maior nos dias de festa, o folião deve acrescentar à alimentação leve um reforço de carboidratos, como batata, arroz integral e massas com molho de tomate. Para evitar desidratação é fundamental beber muito líquido: abuse da água e dos sucos de abacaxi, melancia e melão, as frutas da estação. Procure não ingerir bebidas alcoólicas com o estômago vazio e alterne os drinks com água para evitar a ressaca.

Fim de festa: se você exagerou nos drinks, aí vai uma preciosa dica para curar a famosa ressaca de carnaval: A velha canja de galinha da vovó, pois a combinação de arroz, cenoura e frango cozidos funciona como excelente desintoxicante. Beber bastante água também ajuda.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas