Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

04/11/2013
Queime mais calorias com o Kettlebell!

Você conhece o kettlebell? Quem gosta de malhar e quer novidades, precisa conhecer o Kettlebell, um dos maiores queimadores de gordura existentes hoje no mundo do fitness. Já é comprovado que a melhor maneira de queimar gordura é com treinos intervalados de alta intensidade, e o kettlebell faz com que o praticante realize movimentos muito intensos. Além disso, os movimentos balísticos geram uma integração muscular e ensinam o sistema nervoso a utilizar as articulações do quadril, joelho e coluna vertebral, da melhor maneira possível para todas as atividades do dia-a-dia: melhora a postura, diminui dores nas costas e aumenta a performance em geral.

Além disso, o kettlebell é fácil de ser transportado e o praticante quando adquire mais experiência tem a possibilidade de fazer os exercícios sozinho, em qualquer lugar. Para saber um pouco mais sobre este equipamento de treino, entrevistamos o personal trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se .



Confira:

1) O que é kettlebell e qual o seu conceito? Como surgiu essa atividade física?
O kettlebell ou Girya, como é chamado em russo, é uma bola de ferro com uma alça, utilizada há séculos para desenvolver força, potência e condicionamento cardiovascular. A característica singular deste equipamento é que o centro de massa se encontra fora da mão do praticante, o que possibilita a realização de movimentos balísticos, que promovem uma
integração muscular não encontrada em outros equipamentos de fitness.


2) Como deve ser feito o treino com kettlebell? Onde comprar este acessório?
O treino com o kettlebell deve ser um aprendizado. A pessoa que irá praticar precisa adquirir o conhecimento de como realizar cada um dos movimentos de forma perfeita e harmoniosa antes de tentar treinar sozinho. Após o período de aprendizagem, o kettlebell se torna um excelente companheiro para qualquer ocasião. O praticante não precisa de muito espaço para os exercícios com o equipamento, o que faz com que o treino possa ser desempenhado em diferentes lugares.

3) Qualquer pessoa pode usar o equipamento?
Qualquer pessoa que não tenha nenhum tipo de lesão corporal e que esteja liberado para a prática de atividades físicas pode usar o kettlebell. Apesar disso, é necessário prestar atenção no peso do equipamento e usar aquele que não ultrapassa os limites que o corpo aguenta.

4) Quais vantagens que o método oferece quando comparado com outras modalidades de treino?
O treino com kettlebell pode ser feito em qualquer lugar, pois ele é fácil de ser transportado. Outra vantagem é a capacidade de seqüenciar diferentes exercícios de forma harmoniosa, sem deixar o peso de lado em nenhum momento, o que torna a sessão de kettlebell training desafiadora e gratificante.

5) Quais os cuidados que o praticante deve ter?
O praticante deve prestar atenção na variação de peso do equipamento para não usar um que ultrapasse os limites de seu corpo. Além disso, ele deve ser manuseado com cuidado.

6) O treino com este acessório deve ser realizado somente na academia, com a supervisão de um personal trainer, ou pode ser feito em casa, sozinho?
Se a pessoa já estiver em um estado de treino avançado, ela pode fazer sozinha. Caso seja iniciante, é importante o acompanhamento de um personal trainer ou uma aula em grupo, porque é necessário manter uma postura correta para evitar algumas lesões.

7) Quais músculos são fortalecidos?
Todos os músculos do corpo são trabalhados em uma única sessão de kettlebell.

8) Quais os diferentes exercícios que podem ser realizados com kettlebell?
O treino com este equipamento proporciona a realização de movimentos de arremesso (balísticos) e potência. Alguns exercícios básicos são: swing,clean, snatch, military press e turkish get up.




Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas