Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

22/10/2013
Aprenda a trocar 8 vilões da alimentação!

Estudos revelam que quem consome mais açúcar apresenta quadro de doenças cardiovasculares, como trombose coronariana e arteriosclerose!



Ao contrário dos açúcares naturais, o açúcar refinado é absorvido muito depressa, causando um brusco aumento da glicose no sangue. O açúcar (glicose) em excesso no organismo resulta em vários danos cardíacos. "Em relação ao coração e aos vasos sanguíneos, o açúcar em excesso está associado com a arteriosclerose (entupimento do vaso) e consequentemente com maior chance de angina (dor no peito), infarto do miocárdio (morte do músculo do coração)", afirma o Dr. José João Lopes, angiologista e cirurgião vascular. O médico alerta que o ideal seria as pessoas reeducarem o paladar para apreciar o sabor natural dos alimentos, sem adição de açúcar.

O cirurgião vascular conta que o colesterol alto também é um inimigo da saúde. Os vilões do colesterol, clique aqui são os hábitos pouco saudáveis na alimentação. E o grande problema é quando ele circula em excesso pelo organismo e acaba estacionando nas paredes das artérias, causando a formação de placas que acabam obstruindo-as, contribuindo para o surgimento da Arteriosclerose. "Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, porém um dos fatores mais comuns é a dieta ", diz Dr. José João.

A Arteriosclerose acomete a parede das artérias e pode ocorrer em todas as artérias do corpo, principalmente nas do cérebro, coração e membros inferiores. Nestes, o principal sintoma é a dor, especialmente na panturrilha, durante o caminhar. Isto ocorre após o percurso de distâncias longas ou muito curtas e está relacionada diretamente com o grau de entupimento das artérias. É mais frequente nos homens e idosos.

A artéria com arteriosclerose tem a parte interna irregular, predispondo à coagulação sanguínea, à trombose (entupimento arterial agudo), obstruindo a passagem do sangue para todos os tecidos nutridos pela artéria doente.

Por isso, é importante eliminar da alimentação o açúcar refinado, os alimentos gordurosos, pois além de aumentar os níveis de colesterol ruim, o LDL, também diminui a taxa de colesterol bom, o HDL. E isso significa elevar o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.


Logo abaixo algumas dicas do supermercado Organomix (alimentos naturais e org6anicos) como alternativas saudáveis e gostosas para substituir alimentos vilões, aqueles que acabam com a dieta e comprometem a saúde:


1 – Sim, é possível viver sem os refrigerantes, trocando-os pelos sucos naturais. Se você não vive sem as “bolinhas”, substitua por sucos acrescidos de água com gás. Uma mistura refrescante e ainda mais saudável se consumida na versão orgânica.


2 – Risque os donuts de seu cardápio, que são recheados de gorduras e açúcares e invista em bolos integrais. Além de levarem açúcar mascavo na composição, muitas vezes esses bolos trazem como bônus as fibras, importantes aliadas no bom funcionamento do intestino.



3 - Troque essa quantidade imensa de aditivos presentes na salsicha por um hambúrguer caseiro, ou pastas de vegetais, como o patê de tofu, à venda no www.organomix.com.br. Outra saída é rechear o sanduíche com queijo branco ou cottage, que além de saborosos, quando feitos no pão integral se tornam muito nutritivos. O ketchup está liberado, mas é melhor optar pela versão sem açúcar (e consumir com moderação).


4 – Para dar sabor aos pratos, deixe o bacon de lado e abuse dos temperos naturais como tomilho, alecrim, manjericão, pimenta e sálvia. As receitas ganham um sabor especial e ficam muito mais saudáveis.


5 - Substitua a batata frita por opções assadas. Outra alternativa é colocar só as cascas das batatas (previamente lavadas) no forno, com temperos à gosto. É um aperitivo crocante, delicioso e que ainda conserva naturalmente as vitaminas originais do tubérculo.


6 - Que tal trocar a pizza congelada, cheia de conservantes e aditivos, e variar fazendo sua própria pizza com massa integral? É só acrescentar molho de tomate orgânico, queijo mussarela, tomate, ovos, tudo bem picadinho e levar para gratinar. Fica tão gostoso quanto e é bem mais saudável.


7 - Evite os salgadinhos processados e elaborados com milho, pois além de uma alta concentração de sódio, eles são ricos em gordura. Aposte em uma opção mais saudável, como os salgadinhos orgânicos, feitos com ingredientes integrais, sem conservantes ou corantes artificiais. Você também pode optar pela ingestão do próprio milho cozido, cheio de fibras e vitaminas, além de ser ótimo para a pele. E quem resiste ao aroma de milho quentinho?


8 - Pra quem não consegue se livrar dos sorvetes, uma opção é escolher os de frutas ao invés dos de chocolate ou creme. Outra ideia deliciosa é colocar a polpa da fruta congelada e bater no liquidificador com um iogurte levinho, sem gordura. Fica muito cremoso e saboroso!






Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas