Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/08/2013
8 Dicas para ter Vontade de Fazer Exercícios!

Onde foi parar o meu pique?



Com a correria do dia-a-dia, família, namorado (a), estudo, etc, ficamos esgotados, sem vontade de fazer nada "extra" não é mesmo ? Pensar assim na verdade é um erro. O exercício físico vai te dar mais disposição e energia, relaxando-o, te dando uma sensação inigualável de se “sentir bem”, por causa da liberação das serotoninas.

Durante o inverno, as pessoas têm mais preguiça de se exercitar. Entretanto, essa é a época que o corpo mais precisa de movimento.

No inverno, o corpo leva mais tempo para se aquecer, por isso, mantê-lo em uma temperatura estável antes, durante e depois pode evitar futuras lesões.

Os benefícios dos exercícios no inverno não são diferentes do verão, entre eles o aumento da disposição, da capacidade cardiorrespiratória, e manutenção da força muscular além da sensação de bem-estar provocada pela liberação da endorfina.

O especialista dá algumas dicas importantes para quem tem o hábito de se exercitar nessa época do ano e para aqueles que pretendem iniciar as atividades.


Não tenho vontade de fazer exercícios

1. Calma! Não precisa recomeçar seu programa de exercícios pela aula mais puxada da academia. Isso só serve para fazer você desanimar mesmo. Escolha aulas mais fáceis e comece a se exercitar em ritmo suave, para fazer seu corpo ir se readaptando aos poucos.

2. Escolha uma aula de diferente, que você nunca pensou em fazer. A novidade ajuda a mantê-la estimulada e daí para conseguir ficar em forma de novo vai ser fácil.

3. Caminhe. Andar a pé é uma atividade tranquila e, ao mesmo tempo, eficiente, pois queima muitas calorias e ainda melhora o fôlego. Além disso, você mesma faz seu horário e determina o ritmo das passadas ( o segredo é ir acelerando aos poucos ). Comece caminhando 20 minutos por dia, em um terreno plano e em ritmo leve. Na semana seguinte, aumenta para meia hora e acelera um pouco. Depois de mais duas semanas, aumenta sua caminhada para 40 minutos e acelere ainda mais (movimente os braços flexionados no sentido oposto ao das pernas). Finalmente, mude o percurso para encarar subidas e descidas suaves.

4. Escolha exercícios mais lúdicos, que envolvam bastante movimento e não tenham cara de ginástica. Fazendo assim, você consegue ir readaptando seu corpo aos poucos. Vale dançar, andar de bicicleta, patinar, brincar na piscina... você decide.

5. Chegue bem agasalhado, mas, durante os exercícios, o ideal é usar roupas leves mesmo sendo como calça e casaco para que ele possa ter um bom rendimento durante a atividade;

6.Não esqueça da hidratação, pois mesmo no inverno o corpo perde líquidos durante a transpiração.

7.Ouvir músicas animadas de um repertório conhecido e que a pessoa goste, pode estimular na hora de praticar exercícios;

8.Se exercitar com um grupo de amigos é sempre um fator motivacional para não deixar de ir a academia;




O sedentarismo, além de contribuir para os casos de doenças cardiovasculares, contribui também para o desenvolvimento de enfermidades como a osteoporose, diabetes, ansiedade e depressão.


MEXA-SE, MÃOS À OBRA, VOCÊ VAI SENTIR A DIFERENÇA!!




Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas