Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/07/2013
Barriga em forma com exercícios e alimentação!

Exercício realizado corretamente pode ajudar a melhorar a postura

Você faz de tudo para evitar a barriguinha saliente e capricha nos abdominais, seja na academia ou em casa. Mas, quando olha para baixo, vê que ela persiste em seu corpo. O que acontece?

Pode ser que você tenha algum hábito alimentar que favoreça o aparecimento dela. Sim, alguns alimentos, por mais gostosos que sejam, provocam o acúmulo de gases e aumentam o volume do abdomen. Outros devem ser evitados em certos horários. E há também os que simplesmente não podem ser consumidos em conjunto com outros alimentos se você quiser manter a boa forma.

No primeiro grupo estão a cerveja e o chope, bebidas fermentadas que provocam a estagnação de fermentações na região da barriga. Tem coisa mais feia do que aquela barriguinha de chope?

No segundo grupo, o dos horários, estão leites e queijos. Eles são necessários para a saúde e a prevenção da osteoporose por causa da presence de cálcio, mas em algumas pessoas se consumidos antes de dormer, podem proliferar bactérias na região estomacal, aumentando assim o volume do abdomen, quando o corpo está em repouso.

Por fim, o que não deve ser consumido com outros alimentos. De acordo com os médicos, beber mais de 300 ml de qualquer líquido durante as refeições prejudica a digestão. Se a bebida for gasosa, inclusive água com gás, é pior ainda - ela aumenta os gases no tubo digestivo.






Os exercícios abdominais

Entrar em forma e cuidar da saúde são os principais objetivos de quem inclui a atividade física em sua rotina. E muitas vezes o acúmulo de gordura abdominal, a famosa barriguinha, mobiliza homens e mulheres em busca de resultados satisfatórios. Para isso, os treinamentos em casa ou na academia incluem os tradicionais abdominais, mas é preciso cuidado para não criar falsas expectativas em relação ao exercício.

Tradicional, na máquina, focado no movimento das pernas, com ou sem acessórios, opções não faltam. E a diversidade também ajuda aqueles que além dos benefícios estéticos, utilizam os abdominais para melhorar o equilíbrio, postura e fortalecimento muscular. “O objetivo é fortalecer e definir a musculatura, esta prática não tem como finalidade o gasto calórico. Para otimizar os resultados é preciso combinar esta atividade com alguns exercícios aeróbicos”, explica Janaina Cavalheiro, educadora física.

A professora que dá aulas específicas de abdominais ainda destaca que existem muitas variações do exercício que favorecem os resultados e ajudam a evitar o desconforto. “A prática incorreta pode gerar dores lombares e cervicais e por isso muitas pessoas criam resistência em relação a esta atividade, mas existem muitas variações. Com a orientação correta é possível identificar qual é a melhor opção para cada aluno”, comenta Janaina.

Para quem vai começar Profa. Janaina recomenda os básicos e simples, pois o corpo ainda não tem resistência. Para obter bons resultados ela indica a frequência de três vezes por semana. “Os iniciantes não devem exagerar e tentar fazer o abdominal de maneira rápida, treinando todos os dias. O corpo precisa de um intervalo. Os resultados aparecem aos poucos, não tem mágica”, alerta a professora.

O treino de abdominais é procurado tanto por homens quanto por mulheres. A diferença está no foco que cada um dará ao praticar o exercício. Enquanto elas priorizam a cintura, eles querem deixar o abdômen bem definido. Ao incluir os abdominais na rotina, a educadora destaca que apesar de homens e mulheres terem objetivos diferentes, ambos podem apostar em mais intervalos. “Independente do objetivo final, reduzir as repetições e aumentar o número de intervalos entre as séries ajuda na adaptação do corpo. O aluno pode fazer, por exemplo, 12 repetições com 5 intervalos e não 20 com apenas 3 paradas”, conta Janaina.




Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas