Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/07/2013
Atividade física pode retardar o envelhecimento!

O Sedentarismo e o Impacto na Saúde



Na antiguidade os sedentários eram aqueles que migraram de um padrão nômade de vida para um local fixo de acampamento. Isso se deve, em parte, ao avanço das técnicas de agricultura e pecuária. Graças ao sedentarismo tivemos a formação de vilas, cidades e outros tipos de comunidades.

O mesmo padrão de comportamento está acontecendo nos dias de hoje. Com um estilo de vida cada vez mais “conectado”, não precisamos mais sair do sofá para ter entretenimento, não precisamos visitar os amigos para falar com eles, podemos pedir pizza ao invés de ir à pizzaria, fazemos compras pela internet. Conectamo-nos ao mundo e nos desconectamos da nossa saúde, do movimento, do esporte.

O explica o especialista em produtividade Christian Barbosa diz que “esse estilo de vida, “bunda” na cadeira, está matando muita gente.” Uma pesquisa publicada em 2012 pela revista médica britânica Lancet, afirma que a falta de exercícios vem causando tantas mortes quanto o tabagismo. A inatividade mata uma em cada dez pessoas no mundo, com doenças cardíacas, diabete e câncer, de acordo com o estudo.


Exercícios Retardando o Envelhecimento

Para a surpresa de alguns, os exercícios físicos tem um efeito antienvelhecimento das células, proporcionando longevidade e uma qualidade de vida melhor para quem pratica. A partir dos 25 anos de idade, é natural iniciar processo de envelhecimento da pele. A exposição aos raios solares, vento, poluição, agentes químicos podem desencadear o envelhecimento precoce da pele.

De acordo com o dermatologista, Anderson Bertolini (CRM-107676), as principais características do envelhecimento são alteração na textura e cor da pele, surgimento de rugas, sulcos e a flacidez.

“Durante o processo de envelhecimento, a pele sofre diminuição de suas camadas. O número de células que se descamam da pele começam a diminuir em função da alteração da renovação celular. Essa redução da produção hormonal provoca o ressecamento da pele”, explica o dermatologista.

Entre os benefícios da atividade física para o corpo podemos incluir
1) O aumento da força muscular
2) Energia
3) Maior flexibilidade no corpo
4) Equilíbrio
5) Coordenação motora
6) Controle do peso
7) Diminuição da ansiedade e prevenção de diversas doenças

Além disso, os exercícios não interferem somente na capacidade corporal, mas também na autoestima.

“A atividade física evita a perda de músculos, mantém equilíbrio e flexibilidade. Interfere positivamente na atividade neuronal, circulatória e cardiopulmonar. Retarda o processo de envelhecimento e reduz o risco de osteoporose e fraturas”, ressalta o Ortopedista Dr. Roberto Ranzini

Mas antes de iniciar a prática de qualquer atividade para combater o envelhecimento, é recomendado à pessoa passar por uma avaliação médica e, em seguida uma avaliação e orientação física, para verificar o seu condicionamento físico.

“Faça exercícios físicos regularmente, pelo menos 30 minutos por quatro dias por semana. A prática de atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, deixando-a mais brilhante e saudável”, aconselha Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo, Consultora em Qualidade de Vida



Conheça alguns dos exercícios físicos que podem interferir no processo de envelhecimento:

Atividades Aeróbicas
Para manutenção da saúde a pessoa deve realizar atividades aeróbicas de intensidade moderada. Numa escala de cinco a seis exercícios, com duração de 30 minutos cada. Os aeróbicos desenvolvem uma resistência cardiovascular e a capacidade respiratória, que garantem uma maior oxigenação das células.


Fortalecimento muscular
Os exercícios com peso devem ser realizados em uma série de 10 repetições, de cinco a oito exercícios que trabalhem os grandes grupos musculares.


Flexibilidade
Atividades com duração de 10 minutos com o maior número de grupos de músculos e tendões. Faça exercícios de flexibilidade em três a quatro repetições de cada movimento estático. É recomendado fazer todos os dias de atividades aeróbicas e de fortalecimento.


Musculação
Com a prática do exercício, os músculos recebem mais nutrientes, e a musculatura vai se tonificando, assim como as fibras musculares vão se tornando mais espessas. A musculação aumenta a produção de substâncias químicas, que têm grande ação contra o envelhecimento.


Por que estamos vivendo de forma tão destrutiva? Sem dúvida a falta de tempo e a preguiça são as maiores desculpas para a atividade física não acontecer. Não espere o momento certo para começar a se mexer, o momento certo é um mito, finaliza Christian Barbosa . Se não tem tempo, comece a andar no fim de semana com a família ou amigos. Não fique parado, seu corpo e sua saúde agradecem!



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas