Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

12/07/2013
Adolescentes podem ou não fazer musculação?

Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios de musculação - se bem orientados - não trazem prejuízos para os adolescentes, mas sim benefícios, já que a modalidade afasta os jovens do sedentarismo e os inserem numa rotina mais saudável.



Segundo o professor e personal trainer, Artur Ribeiro, além de contribuir para o condicionamento físico e fortalecimento muscular, os exercícios ajudam no equilíbrio com a balança. “No período da puberdade o metabolismo é mais acelerado e, por isso, é mais fácil perder peso”, pontua Ribeiro.

Quanto à rotina de treinamentos, é importante ter o acompanhamento de um profissional para evitar exageros e exercícios errados. "Certos exercícios, independente do tempo, podem gerar sobrecargas mecânicas para os quais o aparelho locomotor de adolescentes e mesmo de adultos não esta preparado", explica Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão, Coordenador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da USP, autoridade no assunto.

O personal trainer, Artur diz que, de maneira geral, pessoas sem restrições e que tenham uma liberação médica, podem treinar de três vezes a cinco vezes na semana, variando o tempo de 45 a 90 minutos em média.

"A avaliação e orientação física se torna imprescindível para um melhor treinamento. Com os dados da avaliação física em mãos, e o aluno orientado das suas restrições e indicações, o professor poderá prescrever um treinamento muito mais adequado ao gosto pessoal, idade, objetivos e tempo disponível", explica Priscilla de F. de Arruda Camargo, Profa. de Ed. Física, Especialista em Avaliação e Orientação Fisica e Especialista em Exercícios na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).



* Jovens podem sair do sedentarismo com a musculação
As pesquisas científicas, derrubam cada vez mais mitos, como o de que musculação para adolescentes prejudicam o desenvolvimento do jovem. Professores bem informados e capacitados, orientam a musculação de jovens, em média, a partir de 11 anos. Fazer os jovens gostarem de atividade física os tira um pouco da internet e da televisão.

A preocupação deve ser com a segurança. “Sabemos que o sistema locomotor imaturo não está preparado para grandes esforços e o desenvolvimento geral do organismo pode ser afetado por atividades físicas extenuantes. Mas, bem- orientados, os exercícios de musculação para adolescentes não oferecem grandes riscos”, explica Profa. Priscilla.

"As hipóteses de que os exercícios com pesos poderiam esmagar ossos, lesar placas de crescimento e romper estruturas, são comprovadas cientificamente", explica Prof. Dr. Júlio Serrão. O ideal nessa faixa etária é fazer o esporte que o jovem goste, e o esporte coletivo, mais lúdico, é uma opção. O importante é não ficar sedentário, já que os jovens, por exemplo, de 11 e 12 anos estão cada vez mais internéticos e parados na frente seja do computador ou da televisão.

A musculação na adolescência pode ser ainda fundamental para prevenir a osteoporose no futuro. Mas, é importante saber que não existe "poupança de osso", ou seja, Prof. Dr. Julio Serrão explica que "o exercício e a musculação devem ser feitos a vida toda, serem incorporados na rotina de vida." A densidade mineral óssea aumenta na adolescência e se mantém até a terceira década. Há uma tendência de recomendar a musculação para adolescentes e reduzir a osteoporose na meia-idade,mas o princípio básico é, deve-se fazer exercícios a vida toda!



* Musculação pode prevenir a obesidade também nos jovens
A musculação a partir de 11 anos pode auxiliar também como prevenção à obesidade e às lesões causadas pela prática esportiva. O fundamental é que os aparelhos da musculação tenham regulagens específicas para jovens. O objetivo nessa idade não é aumentar a massa muscular. A melhor pessoa a determinar a carga e o número de repetições será o professor que acompanhará seu filho (a).

O ideal é que o treinamento de musculação seja associado a práticas esportivas e compensar, assim, a falta ou pouca atividade física nas escolas.


“O importante é que os adolescentes saiam do sedentarismo, que adquiram hábitos saudáveis e que sintam o bem estar que o esporte proporciona”, esclarece o personal Artur Ribeiro.



* Relação especial com os exercícios físicos para cada idade. Vejam algumas sugestões:

Até os 5 anos: As atividades para esta fase devem ser lúdicas, imitando movimentos naturais, como correr, pular, dar cambalhotas e até mesmo nadar. Os esportes com bola não são recomendados, pois o entendimento de espaço e corpo não permitem as crianças a pegarem a bola e jogarem de volta para os amigos. Então, os exercícios mais indicados podem ser: natação, recreação em geral, judô e circo;

De 6 a 11 anos: Nesta fase as crianças podem começar a praticar atividades um pouco mais complexas e devem começar a interagir com as demais crianças. Portanto, os exercícios mais indicados são os jogos de equipe como: futebol, vôlei, tênis, e diversos outros esportes de acordo com a preferência de cada criança.

De 12 a 15 anos: Os pré-adolescentes necessitam de esportes mais interativos e agitados para prender a atenção dos mesmos. Então vamos focar as atividades em competições que desenvolvem o equilíbrio, força e destreza. A musculação também é indicada nessa fase.

De 16 a 20 anos: Tenha cuidado ao incentivar certos exercícios, pois nessa fase os jovens não precisam desenvolver musculaturas invejáveis e sim devem desenvolver a coordenação motora e o condicionamento físico. As melhores atividades nessa fase são: caminhada e corrida, ciclismo (bike), ginástica localizada, boxe, pilates, jiu-jitsu, etc.

Aos 20 anos: Nessa época os jovens estão mais socializados, porém gostam muito de interagir uns com os outros, então os esportes coletivos continuam sendo indicados. O corpo já está mais preparado para exercícios de impacto, os treinos de musculação devem ser mais focados e atividades como natação e corrida são muito indicados para o condicionamento físico.

Aos 30 anos: Nessa fase, como em todas as outras, o indicado é escolher os exercícios que dão mais prazer, mas sempre focando na saúde. O importante é não deixar de se movimentar, pois a partir dos 30 anos o metabolismo começa a desacelerar e qualquer descuido faz com que haja declínio no condicionamento físico, bem como a qualidade de vida.

A partir dos 40 anos: A musculação passa a ser primordial, pois o impacto causado pela atividade estimula a síntese óssea e o ideal é trabalhar o core (músculos do quadril, abdômen e costas que ajudam a estabilizar a coluna).


Nunca esqueça que o alongamento é muito importante em qualquer etapa da vida, mas o Prof. Dr. Julio Serrão, finaliza explicando que "também existe a flexibilidade, que pode ser desenvolvida por intermédio da musculação e que é fundamental, até mais que o alongamento tradicional."




Veja mais sobre os assunto envolvidos em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini


8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas