Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

20/06/2013
Como manter a forma no inverno?

Nutricionista dá dicas de alimentos que ajudam no controle do peso e receita de chá verde termogênico com gengibre e chia



Com o frio se aproximando, as refeições começam a ficar mais calóricas e a prática de atividade física acaba sendo deixada de lado por conta da preguiça. Nessa época, para manter a temperatura ideal, o corpo gasta mais calorias e por isso a fome é maior para poder compensar todos esses gastos. Para manter a forma no inverno, é preciso seguir uma alimentação saudável e sem exageros, além de incluir alimentos termogênicos que ajudam a aumentar a temperatura corporal e o gasto de calorias para suprir a demanda de energia.

O gengibre, chá verde, óleo de coco, pimenta e as sementes de chia e linhaça são alimentos que auxiliam no controle da massa corporal, por promoverem maior saciedade e aumento do efeito termogênico durante a digestão. “Mas vale lembrar que os termogênicos e os alimentos que promovem saciedade complementam a alimentação, sendo coadjuvantes para o emagrecimento. Para redução da massa corporal, vale a velha fórmula: alimentação equilibrada e atividade física”, afirma a nutricionista Tatiana Camacho Barão, da Naturalis. Por isso, a dieta deve ser variada, equilibrada e nunca restrita a apenas determinados grupos alimentares.

* Hormônios nos fazem sentir fome

Cientistas britânicos afirmam ter descoberto um hormônio que determina o apetite das pessoas.

A descoberta pode levar a novos avanços no tratamento de distúrbios alimentares como a obesidade e a anorexia.

Segundo os pesquisadores ingleses, o hormônio grelina ajuda a definir se uma pessoa está com fome ou não.

Eles acreditam que o aumento do nível deste hormônio poderia motivar as pessoas que sofrem de anorexia a comer mais. Da mesma forma, a redução do nível de grelina poderia ajudar os obesos a comer menos.

A influência da grelina sobre o apetite foi identificada a princípio em experiências feitas com ratos, mas posteriormente com seres humanos também. .Oito voluntários receberam infusões de grelina em um dia e de uma solução salina em outro.

Em ambas as ocasiões, foi servida a cada um deles uma porção de comida suficiente para alimentar quatro pessoas.

O resultado foi que cada participante comeu 30% a mais quando havia recebido a grelina.

Os voluntários não sabiam que tipo de infusão estavam recebendo, e após tomar a grelina, diziam sentir muito mais fome.



* Cuidado com as Dietas no Inverno - Saiba manter o peso e afastar as doenças

Emagreça no frio com uma alimentação balanceada e enfraqueça os vírus e bactérias que podem acometer seu organismo nesse período

O inverno está se aproximando e os cuidados com alimentação devem ser redobrados. Neste período, ficamos propensos a infecções, principalmente as respiratórias. Para evitar que isso aconteça, devemos ter uma dieta equilibrada e garantir os nutrientes necessários para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa. Mas, para quem está de regime, o frio pode se tornar um grande vilão.

Com o tempo mais seco e gelado, o nosso organismo gasta cerca de 10% a mais de energia para produzir calor e manter a temperatura corporal. Dessa forma, o corpo demonstra sinais de fome, principalmente por pratos calóricos. O ideal é realizar de cinco a seis refeições distribuídas durante o dia, pois ajuda na sensação de saciedade e evita o gasto energético excessivo.

“A dieta balanceada é um fator importante para a manutenção das defesas do organismo. Uma alimentação que dispensa frutas e verduras pode ter um impacto negativo na renovação celular, principalmente, nas células de defesa chamadas linfócitos T, que atuam em casos de infecções e inflamações, defendendo o nosso corpo”, afirma a endocrinologista Alessandra Casagrande, do ConsultaClick, um sistema de agendamentos online de consultas.

Uma tendência comum no inverno é consumir pouco líquido, no entanto, ele é necessário para o bom funcionamento do corpo. Além da água, podemos ingerir sucos e bebidas de ervas, como os chás verde e branco. “Quem pretende emagrecer com saúde, deve evitar chocolate e alimentos ricos em açúcares e gorduras, pois contribuem na queda da imunidade e o aumento de gordura corporal, dê preferência às sopas”, alerta a Dra. Alessandra.

A prática de atividades físicas também é fundamental. Exercícios aeróbicos, como a caminhada, corrida ou bicicleta, são opções para evitar o ganho de peso durante o período, já que a ingestão de doces e massas podem ser maiores que em outras estações do ano. Além, de estimular o sistema imunológico, criando uma resistência maior contra as infecções e gripes.


Abaixo, algumas sugestões de TERMOGÊNICOS e alimentos com alto poder de saciedade para incrementar o cardápio:

O óleo de coco tem fácil digestibilidade e pode ajudar na redução da cintura abdominal e aumento do colesterol bom. Esse óleo é composto por ácido láurico, importante para ação antibacteriana e antiviral. Pelo efeito termogênico, o óleo de coco ajuda na manutenção da massa corporal.

O gengibre ajuda no aumento da temperatura corporal e do metabolismo e no reforço do sistema de defesa, além de ter compostos antioxidantes, como o gingerol.

O chá verde oferece polifenois com ação anti-inflamatória e antioxidante, e cafeína com ação termogênica. Diversos estudos demonstram que o consumo diário de 3 a 4 xícaras (chá) de chá-verde auxilia na redução da massa corporal por meio do aumento da taxa metabólica.

A pimenta ajuda a ativar o metabolismo e a melhorar a produção de energia, aumentando a disposição. Além disso, é rica em capsaicina, uma substância que favorece a quebra de gordura no tecido adiposo, e aumenta a temperatura corporal, colaborando para a queima de calorias.

O guaraná em pó acelera o metabolismo e aumenta a temperatura do corpo, facilitando a queima de gordura. A cafeína e as outras xantinas do guaraná promovem aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória e, por isso, aumentam a taxa metabólica do organismo.

A chia ajuda no bom funcionamento do intestino por conter fibras solúveis e insolúveis. As primeiras formam um gel em contato com a água e tornam mais lenta a digestão, promovendo a sensação de ‘estômago cheio’, além de reduzirem a absorção de carboidratos e lipídeos. Já as insolúveis melhoram o funcionamento do intestino, pois aumentam o volume do bolo fecal e reduzem o tempo de trânsito intestinal.

A semente de linhaça dourada moída é indicada para a saciedade e para o funcionamento intestinal. Ela é rica em ômega-3, tem ação anti-inflamatória e é essencial para a saúde cardiovascular, cerebral e para o controle da massa corporal.


* Sugestão de receita:

Chá Verde Termogênico com Gengibre e Chia

Rendimento: 3 xícaras de chá

Ingredientes
350 ml de água pura
1 colher de sopa de chá verde
1 cm de gengibre em lascas
1 canela em pau (pequena)
3 colheres de chá de semente de chia
Suco de 1 laranja pera

Modo de preparo
Ao ferver a água, adicionar gengibre e canela, deixar fervendo por mais 5 minutos e desligar. Colocar o chá verde, deixando em infusão por 10 minutos. Após a infusão, adicionar o suco de uma laranja. Ao servir, adicionar as sementes de chia em cada xícara e consumir em seguida.



Quer saber de tudo relacionado à NUTRIÇÃO? Acesse:

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas