Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

14/06/2013
Controlar a Frequência Cardíaca ajuda na Perda de Peso

CONTROLAR A FREQUÊNCIA CARDÍACA AJUDA NA PERDA DE PESO

Fechar a boca, apostar em exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada é um dos segredinhos para perder alguns quilinhos indesejáveis. Mas o que muitas pessoas não sabem é que aliar a frequência cardíaca com a atividade física pode ajudar na hora de perder peso.



Segundo o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro (CRM-SP 74.184), esse monitoramente evita que o atleta exceda os seus limites.

“A utilização da medição da frequência cardíaca na atividade física pode ser muito útil já que é possível determinar a zona de treino em que um atleta se encontra, ajudando a regular a intensidade do esforço realizado, controlar o nível de recuperação durante os intervalos e após finalizar a sua atividade. Assim, como forma de controle de treino, entender e saber utilizar a frequência cardíaca pode contribuir para o rendimento físico e também para o emagrecimento”, explica.

A frequência cardíaca (FC) corresponde ao número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que ele bate por minuto. Para que a ela seja aliada ao emagrecimento deve ficar entre 60% e 80% de sua medida máxima. “Se você deseja utilizar a sua FC para perder peso, deve procurar um médico para que receba uma orientação desde o início da atividade. Se você tem 35 anos, por exemplo, a conta será: 220 menos 35, o que resulta em 185 que é a sua frequência cardíaca máxima. Nesse caso, para perder peso, você deverá se manter, por pelo menos meia hora de atividade física, com os batimentos entre 111 (60%) e 148 (80%)”, afirma Pinheiro.

Na hora da atividade física tente checar sua pulsação várias vezes para assegurar que está na intensidade correta. Na dúvida, diminua a velocidade ou até pare se precisar. “O ideal é se exercitar por 30 minutos, o que já é o suficiente para aumentar o metabolismo do corpo e começar o processo de usar mais gordura como fonte de energia. E não se esqueça de verificar sempre a sua frequência cardíaca com a ajuda de aparelhos”, sugere o médico.

Além de diminuir a gordura corporal, a frequência cardíaca também ajuda na redução da pressão arterial, colesterol e diminui o risco de doenças degenerativas.


- Como medir a frequência cardíaca?
A frequência cardíaca pode ser medida por meio de um monitor cardíaco, composto por uma cinta com sensores, colocado na altura do peito, e um relógio que recebe as informações no visor. Além disso, ela também pode ser medida manualmente em diferentes partes do corpo. Tais como:


- Frequência cardíaca no punho
Esta é a pulsação medida na parte de dentro do pulso. “Abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão você irá sentir o pulso da artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão esquerda, pressione suavemente essa área no punho direito até que perceba o pulsar do fluxo de sangue”, ensina Pinheiro.



- Frequência cardíaca no pescoço
Para medir a pulsação na carótida utilize dois dedos, de preferência o indicador e o médio, na lateral do pescoço, no espaço entre a traqueia e o músculo do pescoço. Pressione levemente até sentir a pulsação. “Essa região apresenta receptores de pressão que regulam a frequência cardíaca. Dessa forma, quando é pressionada, recebemos a informação de aumento de pressão e a resposta é de queda da frequência”, revela o médico.


Cada exercício físico tem a sua frequência cardiaca
Não é porque você aprendeu a medir a sua frequência cardíaca que já pode usá-la com o objetivo de perder peso em todos os exercícios. Pelo contrário. O fisiologista do exercício João Pinheiro revela que cada atividade física tem uma frequência cardíaca diferente. “Isso ocorre porque a intensidade dos exercícios muda, os exercícios que agem só na articulação terão uma FC menor com relação aos exercícios que trabalham todo o corpo de forma integrada”, alerta o médico.


Por isso, antes de associar a FC com os exercícios físicos, busque ajuda de um profissional para que você consiga alcançar o resultado almejado.




Veja mais sobre ASSUNTOS RELACIONADOS EM:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas