Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

13/06/2013
Bebida Vegetal é Alternativa para o Leite de Vaca!

O leite de vaca, um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, é responsável pela intolerância à lactose e por uma alergia alimentar causada pela reação às suas proteínas. Vômitos, diarreia, dores abdominais, perda de peso, desnutrição, refluxo-gastroesofágico, cólicas, constipação intestinal crônica e urticária são alguns dos sintomas causados em quem tem alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose.



Estima-se que 40% da população brasileira tem intolerância à lactose, que ocorre pela falta da enzima lactase, responsável por "quebrar" o açúcar do leite para ser digerido e também pela redução da sua capacidade da atividade. Já a alergia às proteínas do leite vaca acontece por uma defesa do organismo a uma proteína desconhecida.

Após o diagnóstico, não basta somente retirar o leite de vaca, é preciso buscar orientações sobre a dieta e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável. “O leite não é a única fonte de cálcio, por isso é preciso incluir brócolis, couve, repolho, espinafre, gergelim e queijo de soja na dieta para suprir as necessidades desse mineral”, afirma Natália Dourado, nutricionista coordenadora do evento 4º Gluten Free e 2º Zero Lactose.



Para quem não abre mão do leite, há alternativas mais saudáveis com as bebidas vegetais. Essas bebidas são opções interessantes não só para os alérgicos, mas para a população em geral. “O leite de vaca tem sido alvo de adulterações com ureia e formol e isso gera uma insegurança com o leite que chega à nossa mesa”, alerta a nutricionista. As bebidas vegetais podem ser feitas à base de castanha-do-brasil, arroz integral, soja, amêndoas, coco ou quinua.

Além de não conterem a lactose, as bebidas vegetais oferecem diversos nutrientes importantes para a manutenção da saúde. A castanha-do-brasil, por exemplo, é riquíssima em selênio, um importante antioxidante que contribui para a redução do colesterol. A nutricionista dá uma sugestão de receita que pode ser variada com os cereais e as oleaginosas.



RECEITA

Bebida vegetal de castanha-do-brasil
Ingredientes
1 xícara de castanha-do-brasil sem pele
3 xícaras de água mineral

Modo de preparo: Bata as castanhas no liquidificador com as 3 xícaras de água. Coe com uma peneira ou pano bem finos. Conservar na geladeira por, no máximo, dois dias.




Quer saber mais sobre NUTRIÇÃO? Acesse:

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas