Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

09/05/2013
O Segredo dos Remédios Manipulados!

Quais as diferenças do remédio comprado para o remédio que mandamos fazer?


O SEGREDO DOS REMÉDIOS MANIPULADOS

Custo reduzido, medicação personalizada e doses exatas estão entre os principais benefícios do medicamento manipulado. Assim como os medicamentos prontos, as fórmulas manipuladas garantem sucesso nos tratamentos, além de possuir inúmeras outras vantagens que devem ser levadas em consideração na hora do médico prescrever a receita do medicamento.

Segundo a farmacêutica e homeopata Dra. Adriana Márcia Gonçalves (CRF-42361-SP), a principal vantagem dos medicamentos manipulados é a adequação da dose, de acordo com as necessidades individuais. “O medicamento é feito de acordo com a prescrição do seu médico, que atende perfeitamente a necessidade do organismo do paciente. Além disso, a dose certa aumenta a eficácia do medicamento e do tratamento”, explica.

Os remédios manipulados são confiáveis devido à possibilidade de serem prescritos na quantidade exata do tratamento, o rótulo personalizado pode evitar trocas de medicamentos, além de permitir que o paciente escolha o formato do manipulado. Apesar disso, muitos pacientes têm dúvidas sobre a diferença entre os medicamentos convencionais e os manipulados. “Ambos são eficazes nos tratamentos. A diferença está na personalização. A manipulação pode associar vários princípios ativos, concentrando numa única dose os efeitos que o paciente só encontraria com a ingestão de vários medicamentos. Outra característica dos manipulados é a economia, já que são prescritos na dose exata para o tratamento, evitando desperdícios”, afirma a farmacêutica.

Tipos de manipulação

Uma das vantagens dos medicamentos manipulados é a flexibilidade e suas formas variadas. Os meios de comercialização mais comuns são:
-Cápsulas (com ou sem corante)
-Creme, gel e pomada
-Balas de colágeno
-Sachês solúveis
-Sabonetes
-Shampoos
-Xaropes
-Comprimidos
-Pastilhas efervescentes

Atualmente, pode se manipular até mesmo chocolates com o princípio ativo desejado para adultos ou crianças que apresentem dificuldades na ingestão de medicamentos de qualquer natureza. Para os pacientes diabéticos, por exemplo, os medicamentos são manipulados sem açúcar. “O paciente pode optar por manipulados em cápsulas incolores e prescrições líquidas sem corante”, diz.


Cuidado com a automedicação

O remédio manipulado é feito sempre de acordo com uma receita médica e atende a um tempo determinado de tratamento. "É importante tomar os medicamentos no tempo certo e não se deve guardar os restos de medicamentos e muito menos usar a mesma receita caso o problema volte. Procure novamente o seu médico para que ele possa prescrever outra”, alerta a farmacêutica.

Orientações na hora de escolher um medicamento manipulado
Se você optou fazer o seu tratamento com medicamentos manipulados, escolha uma farmácia de manipulação de sua confiança e fique atenta:
• Ao receber o medicamento impresso no rótulo se condiz com a receita de seu médico;
• Aos componentes da fórmula para comprovar que você não tem hipersensibilidade (alergia) a algum deles;
• Se as doses das substâncias prescritas cabem na capacidade das cápsulas;
• Use medicamento manipulado somente em farmácia de manipulação especializada neste setor;
• Não altere sua formulação sem autorização do médico;
• Observe atentamente as instalações da farmácia de manipulação e suas condições higiênicas;
• Em caso de cremes, procure utilizar a espátula que acompanha o pote, pois existem determinados componentes que se oxidam caso o produto seja contaminado com as mãos;
• As farmácias seguem as boas práticas de Manipulação de preparações magistrais e oficiais para uso humano – RDC 67/07, determinadas pela Anvisa, o que assegura maior qualidade das substâncias utilizadas nos medicamentos.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas