Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

16/11/2012
Atividade Física e Envelhecimento

ATIVIDADE FÍSICA PODE RETARDAR O ENVELHECIMENTO: DESCUBRA OS MOTIVOS

Você deve está cansada de saber que os exercícios físicos proporcionam uma série de benefícios para o corpo e a mente, não é? Para a surpresa de alguns, os exercícios físicos tem um efeito antienvelhecimento das células, proporcionando longevidade e uma qualidade de vida melhor para quem pratica. A partir dos 25 anos de idade, é natural iniciar processo de envelhecimento da pele. A exposição aos raios solares, vento, poluição, agentes químicos podem desencadear o envelhecimento precoce da pele.

De acordo com o dermatologista, Anderson Bertolini (CRM-107676), Médico e Diretor da Clínica Bertolini, as principais características do envelhecimento são alteração na textura e cor da pele, surgimento de rugas, sulcos e a flacidez.

“Durante o processo de envelhecimento, a pele sofre diminuição de suas camadas. O número de células que se descamam da pele começam a diminuir em função da alteração da renovação celular. Essa redução da produção hormonal provoca o ressecamento da pele”, explica o dermatologista.

Sinais do envelhecimento
Para entendermos melhor como funciona o processo natural do envelhecimento, o dermatologista, Dr. Anderson Bertolini explica como será a nossa pele em cada fase da vida:

A pele com 20 anos
Começam a aparecer os primeiros sinais do tempo. Surge o aparecimento de marcas muito finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca. Nessa faixa etária, é comum a ocorrência de peles com graus de oleosidade e acne.

30 anos
As primeiras rugas começam ser notada. “As fibras de elastina começam a sofrer alterações na produção e regulação, proporcionando efeitos prejudiciais à qualidade da pele. Em razão dessas alterações, começa o processo diminuição da densidade cutânea, com a perda de firmeza e elasticidade, afetando contorno do rosto”, destaca o médico Dr. Anderson Bertolini.

45 anos
Linhas de expressão e rugas acentuadas. Ocorre uma alteração na produção das fibras de colágeno, a elastina aumenta e as fibras desorganizam-se. A renovação celular torna-se irregular, a pele vai perdendo cada vez mais sua hidratação natural. Todos esses fatores fazem com que ocorra perda em sua densidade, firmeza e elasticidade.

60 anos
Perda da elasticidade, firmeza e rugas. A pele se torna mais fina, flácida, frágil, desidratada e desprotegida.


Atividades físicas em combate ao envelhecimento
Entre os benefícios da atividade física para o corpo podem incluir o aumento da força muscular, energia, maior flexibilidade no corpo, equilíbrio, coordenação motora, controle do peso, diminuição da ansiedade e prevenção de diversas doenças. Além disso, os exercícios não interferem somente na capacidade corporal, mas também na autoestima.

“A atividade física evita a perda de músculos, mantém equilíbrio e flexibilidade. Interfere positivamente na atividade neuronal, circulatória e cardiopulmonar. Retarda o processo de envelhecimento e reduz o risco de osteoporose e fraturas”, ressalta o dermatologista Dr. Anderson Bertolini.

Mas antes de iniciar a prática de qualquer atividade para combater o envelhecimento, é recomendado à pessoa passar por uma avaliação médica para verificar o seu condicionamento físico.
“Faça exercícios físicos regularmente, pelo menos 30 minutos por quatro ou cinco dias por semana. A prática de atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, deixando-a mais brilhante e saudável”, aconselha o médico Dr. Anderson.


Conheça alguns dos exercícios físicos que podem interferir no processo de envelhecimento:

Atividades Aeróbicas
Para manutenção da saúde a pessoa deve realizar atividades aeróbicas de intensidade moderada. Numa escala de cinco a seis exercícios, com duração de 30 minutos cada. Os aeróbicos desenvolvem uma resistência cardiovascular e a capacidade respiratória, que garantem uma maior oxigenação das células.

Fortalecimento muscular
Os exercícios com peso devem ser realizados em uma série de 10 repetições, de cinco a oito exercícios que trabalhem os grandes grupos musculares.

Flexibilidade
Atividades com duração de 10 minutos com o maior número de grupos de músculos e tendões. Faça exercícios de flexibilidade em três a quatro repetições de cada movimento estático. É recomendado fazer todos os dias de atividades aeróbicas e de fortalecimento.

Musculação
Com a prática do exercício, os músculos recebem mais nutrientes, e a musculatura vai se tonificando, assim como as fibras musculares vão se tornando mais espessas. A musculação aumenta a produção de substâncias químicas, que têm grande ação contra o envelhecimento.


Driblando o processo de envelhecimento

Além de manter uma alimentação balanceada e praticar regularmente qualquer atividade física, alguns cuidados extras também podem ajudar a manter a pele jovem por mais tempo:

- Limpe diariamente o rosto, com os produtos adequados para o seu tipo de pele.
- Proteja a pele dos agentes exteriores, como o sol, a poluição ambiental, o frio ou os agentes químicos.
- Use cosméticos com filtros solares, ingredientes hidratantes, nutritivos e protetores.
- Proteja o corpo com cremes ou loções hidratantes, para repor o manto límpido, depois do banho.
- Não exercitar em jejum. Consuma carboidratos antes do exercício.



O Sedentarismo e o Impacto na Saúde (*)

Na antiguidade os sedentários eram aqueles que migraram de um padrão nômade de vida para um local fixo de acampamento. Isso se deve, em parte, ao avanço das técnicas de agricultura e pecuária. Graças ao sedentarismo tivemos a formação de vilas, cidades e outros tipos de comunidades.

O mesmo padrão de comportamento está acontecendo nos dias de hoje. Com um estilo de vida cada vez mais “conectado”, não precisamos mais sair do sofá para ter entretenimento, não precisamos visitar os amigos para falar com eles, podemos pedir pizza ao invés de ir à pizzaria, fazemos compras pela internet. Conectamo-nos ao mundo e nos desconectamos da nossa saúde, do movimento, do esporte.

Esse estilo de vida, “bunda” na cadeira, está matando muita gente. Uma pesquisa publicada neste ano pela revista médica britânica Lancet, afirma que a falta de exercícios vem causando tantas mortes quanto o tabagismo. A inatividade mata uma em cada dez pessoas no mundo, com doenças cardíacas, diabete e câncer, de acordo com o estudo.
Na pesquisa que fiz para o livro Equilíbrio e Resultado, as pessoas afirmaram que a atividade mais adiada são os exercícios físicos, apontado por 67% das mais de 3 mil pessoas entrevistadas. O pior é que 53% das pessoas afirmaram que também adiam cuidados com a saúde.

Por que estamos vivendo de forma tão destrutiva? Sem dúvida a falta de tempo e a preguiça são as maiores desculpas para a atividade física não acontecer. Tenho pensado muito sobre como ajudar as pessoas a saírem do lugar e terem uma vida com mais qualidade.

Minha sogra é um bom exemplo. Ela se juntou com um grupo de senhorinhas e começou a fazer “ginástica da saudade” na praia. É um processo cíclico, pois ela vai, faz amizades, por consequência essas amizades cobram que ela vá. Ela então se sente melhor e aí não larga mais. A coisa deu tão certo que até na academia ela se matriculou para complementar a praia. É outra pessoa. Mais disposta, alegre, a mudança é visível! O esporte evita tantas áreas cerebrais e dispara tantos hormônios positivos em nosso corpo que só pode ter bons resultados.
Há algum tempo escrevi sobre isso em meu blog, dando dicas de como começar um esporte na vida, abordando inclusive sobre o que fazer para os que acham que não têm tempo. Eu considero a estratégia da minha sogra bastante efetiva. Encontrar um grupo que estimule a sua disciplina na prática esportiva pode ser a diferença entre a saúde e o sedentarismo.

Pare para pensar nesse assunto, não espere o momento certo para começar a se mexer, o momento certo é um mito. São não tem tempo, comece a andar no fim de semana com a família ou amigos. O primeiro passo é ter uma comunidade e que essa comunidade ajude você a fazer o que deve ser feito, é basicamente o processo dos sedentários da antiguidade, só que dessa vez por uma boa causa.

Pense nisso e comece a se mexer no feriado!


(*) Por Christian Barbosa




Veja nossas AULAS



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas