Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

21/10/2012
Ácido fólico, garantia de saúde e bem estar!

ÁCIDO FÓLICO - GARANTIA DE SAÚDE E BEM ESTAR

O ácido fólico é um alimento essencial para a manutenção de uma vida saudável, além de influenciar de forma positiva no processo de ovulação, implantação, controle hormonal e desenvolvimento fetal. O consumo desta vitamina é fundamental aos casais que desejam ter filhos e que pretendem garantir a saúde e bem estar do bebê, do período pré ao pós-gestacional.

O ácido fólico também conhecido como vitamina B9 ou M tem a função de ajudar na produção de sangue que o corpo necessita, principalmente no período gestacional, atuando significativamente na prevenção da má formação do bebê. Este nutriente pode ser ingerido por meio de suplementos multivitamínicos, ou através de alguns alimentos.

"O consumo de ácido fólico é essencial por toda a vida do casal, e fundamental no período de gestação da mulher, uma vez que atua na prevenção das complicações durante a gravidez, tais como a Restrição do Crescimento Intrauterino (CIUR), Descolamento Prematuro da Placenta (DPP), Parto Prematuro (PT), entre outras", explica o pediatra geneticista Roberto Muller.

Além disso, a ingestão do ácido fólico se torna essencial em fases de crescimento e transformações metabólicas no período da gravidez e infância, ajudando a produzir o material genético - DNA e RNA, que dita às funções celulares, além de evitar possíveis alterações genéticas, como problemas do sistema nervoso central e cardiopatias.



De acordo com Dr. Claudio Schvartsman, Pediatra, doutor pela Faculdade de Medicina da USP e chefe do pronto socorro do Instituto da Criança do HCFMUSP, “há cerca de 15 anos vêm se acumulando sólidas evidências científicas de que o consumo diário de 0,4 a 0,8 mg de ácido fólico pela mulher em idade fértil leva a uma redução significativa na incidência de uma malformação do sistema nervoso embrionário que pode resultar em graves defeitos de nascimento como anencefalia ou spina bífida. Não são defeitos tão raros. Afetam aproximadamente 1 em 1000 gestações e a incidência destas duas condições em 2005 nos Estados Unidos variou entre 11 e 17 casos por 100000 nascidos vivos, com excelente tolerabilidade. O mecanismo desta ação protetora ainda não é conhecido, mas certamente deve estar relacionado com a participação do ácido fólico na regulação da síntese e função do DNA, afetando, provavelmente, importantes eventos na embriogênese que podem provocar o defeito do tubo neural. Para que este efeito protetor se estabeleça, é de fundamental importância que a mulher esteja recebendo a suplementação já nas primeiras semanas de gestação, antes mesmo do diagnóstico de que esta exista. Isto somente é possível com a estratégia da mulher em idade fértil tomar o ácido fólico rotineiramente, independentemente de estar grávida. É necessário pelo menos 1 mês de antecedência do início da gestação.”

O médico geneticista, Roberto Muller, cita alimentos saudáveis que são ricos em ácido fólico, como o agrião, brócolis, espinafre, couve, ricota, iogurte, pães integrais, leguminosas e frutas cítricas.

Em resumo, há um claro efeito protetor na suplementação de ácido fólico para a mulher em idade fértil. É importante conversar com o clínico ou obstetra sobre estes benefícios.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de
Nutrição com Dra. Rosana Farah,
Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente e
Pediatria com Dr. Mauro Fisberg
Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori








Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas