Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

21/10/2012
O que é hiperidrose?

HIPERIDROSE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

O suor excessivo gera um transtorno na vida de 176 milhões de pessoas segundo a Sociedade Internacional de Hiperidrose (IHS). Esse incômodo pode interferir na qualidade de vida e ocasionar um distanciamento social por causa do constrangimento acarretado pela hiperidrose. Uma pessoa portadora da doença soa quatro ou cinco vezes a mais do que o necessário para manter a temperatura do corpo.

De acordo com a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira (CRM-SP-107351), a hiperidrose pode aparecer na infância, adolescência ou na idade adulta.

“A transpiração excessiva é provocada devido a hiperatividade das glândulas sudoríparas. Esta alteração não é considerada uma doença grave, é apenas uma situação desconfortável que causa um constrangimento social. As áreas mais atingidas são as axilas, palmas das mãos, plantas dos pés, região inguinal e perineal”, explica a dermatologista.

A hiperidrose pode ser primária ou secundária, pode aparecer também por causa de outras doenças, entre elas hipertireoidismo, diabetes, obesidade e alterações hormonais.

“O aumento da temperatura ambiente, prática de exercícios físicos, reações emocionais e psicológicas podem explicar o aumento do suor excessivo. Quando o paciente é portador da hiperidrose primária a causa pode ser genética ou está ligada ao estresse”, destaca a médica Miriam Sabino de Oliveira.

Normalmente, a transpiração excessiva inicia na infância ou no começo da adolescência, o que pode até prejudicar o rendimento no aprendizado escolar.

“As crianças portadoras de hiperidrose podem ter sérios problemas na escola, pois o suor das mãos embebe o papel, impedindo a escrita”, ressalta a dermatologista.

Vivendo com a Hiperidrose

O suor excessivo é uma condição desagradável, que prejudica a rotina do dia-a-dia, interfere no trabalho e lazer. Atividades diárias como escrever, apertar a mão de outra pessoa, segurar papéis, e outras atitudes simples podem ser tornar uma tarefa difícil para quem tem hiperidrose.

“A maioria das reclamações de quem tem hiperidrose é que não há a necessidade de algum estímulo externo que faça com que a pessoa sue mais. A qualquer hora a transpiração pode ocorrer, colocando a pessoa em situações constrangedoras”, esclarece a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira.

Tratamento

O paciente podem experimentar dois métodos de tratamento: clínico ou cirúrgico. O medicamento via oral e de uso tópico são indicados para os casos mais leves. Dependendo do quadro da hiperidrose pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a retirada das glândulas sudoríparas das axilas.

“Entre as diversas opções para cessar o suor, a toxina botulínica está sendo uma excelente escolha terapêutica para tratar a hiperidrose. Sua aplicação interrompe a secreção sudoral por um período de 6 a 8 meses. Em alguns pacientes, o suor fica comprometido por até 12 meses”, orienta a médica Miriam Sabino de Oliveira.

Faz parte dos tratamentos também disponíveis a simpatectomia torácica, que é realizada por cirurgião torácico e interrompe os estímulos das cadeias ganglionares interrompendo o suor em determinadas regiões como mãos axilas, porém pode haver suor compensatório em outras áreas.

Driblando a transpiração excessiva

A dermatologista Miriam Sabino de Oliveira receitou algumas dicas para quem sofre desse problema. Cuidados simples como manter uma alimentação equilibrada, controlar a ansiedade e o stress podem ajudar a amenizar o suor:

- Evite o consumo exagerado de café, álcool ou alimentos muitos fortes como o pimentão. Essas substâncias podem favorecer a hiperidrose.

-Relaxe. Procure não se estressar ou ficar muito nervoso. Esse estado de hiperatividade induz a transpiração.

- Pegue leve, use roupas soltas e arejadas.

- Manter uma alimentação equilibrada e praticar esportes regularmente ajuda a diminuir a hiperidrose.

-O escalda-pés e lavar os pés variando a temperatura para quente e fria pode contornar o problema de suor nos pés.

Serviço:
http://miriamsabino.blogspot.com.br/





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas