Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/10/2012
Desvendando os mitos de academia

Durante o treino na academia é comum que apareça algumas dúvidas sobre a melhor forma de conseguir resultado com os exercícios. Porém, na maioria das vezes, essas dúvidas podem prejudicar o treinamento. O profissional de educação física Rodrigo da Silva, de Brasília, esclarece as cinco principais dúvidas que rondam as conversas entre os alunos.

Existem inúmeros mitos sobre atividade física que correm soltos por ai. Certamente é possível escutar algum dentro da academia, lido em uma revista ou visto na internet. Mas é preciso ter cuidado, essas crenças podem prejudicar a busca por um corpo saudável.

O profissional de educação física Rodrigo da Silva, ajuda a desvendar os 5 boatos mais comuns que circulam entre aqueles que se exercitam.

1. Abdominais exterminam a gordura da barriga

Exercitar o músculo dessa região não fará com que a gordura seja eliminada, mas sim que enrijeça e defina o músculo que está em baixo dessa gordura. Para combater o excesso de peso e eliminar de vez a “pochete” o mais indicado são os exercícios aeróbicos.

2. Treinar em jejum emagrece mais

Malhar em jejum pode ocasionar vertigem e até desmaios. A dica é fazer uma refeição bem leve antes de treinar. Da mesma forma não se deve praticar atividade física após ter se alimentado demais. O ideal é esperar pelo menos 2 horas para que a digestão se complete.

3. Fazer exercícios com agasalhos

Muita gente acredita que ao treinar super agasalhado vai suar mais, vai perder mais calorias e, consequentemente, vai emagrecer. Isso é um grande mito! O exercício realizado nessas condições somente promove a elevação da temperatura corporal e leva o praticante da atividade a um quadro de desidratação, que acelera ainda mais o processo de fadiga.

4. O ideal é malhar todos os dias, sem intervalos durante a semana

O corpo precisa tato da atividade física quanto do descanso. A recuperação é de extrema importância para que os resultados sejam melhores, além de evitar lesões pelo esforço repetitivo. Isso não quer dizer que não se pode malhar todos os dias. O ideal é que um profissional de Educação Física faça uma programação que inclua trabalho muscular, cardiorrespiratório e de alongamento.

5. Se você parar de malhar, seus músculos viram gordura

Estes são dois tecidos diferentes. Esta transformação é impossível. O que acontece, às vezes, é a perda muscular (causada pelo intervalo na atividade física) e o incremento na gordura (causado pelos excessos de alimentação). As pessoas que deixam de praticar exercícios devem diminuir as calorias ingeridas. Se não fizerem isso, engordam.

Serviço:
www.smartfit.com.br

Veja nossas AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb
Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Ortopedia com Dr. Roberto Ranzini
Corrida, com Emerson Vilela
Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas