Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

15/10/2012
Como prevenir e tratar as assaduras do bebê?

Elas incomodam muito os bebês e atormentam os pais. É muito comum as crianças ou os bebês sofrerem com as lesões causadas pela assadura. Esse incômodo consiste numa irritação na pele provocada pelo contato com a urina e fezes que muitas vezes ficam retidas nas fraldas. A assadura deixa a pele avermelhada, inchada e que causa um grande desconforto e mal-estar ao bebê.

De acordo com a dermatologista, Vanessa Penteado (CRM-SP-95309), Médica da Clínica Pantheon, a demora na troca de fraldas e o uso de produtos não apropriados para a pele do bebê favorecem o surgimento da dermatite das fraldas. “A umidade da fralda suja favorece a absorção das toxinas irritantes a pele do bebê. Já a fricção ajuda a esfolá-la. A falta de luz solar e o calor contribuem para a proliferação de alguns fungos que também podem provocar assaduras”, explica a dermatologista.

Fralda de pano ou descartável? Usar amido de milho (maizena) ajuda na prevenção?

Essas são as maiores dúvidas dos pais quando bebê está com assadura. Medidas simples podem contribuir para o desaparecimento da pele avermelhada. A primeira prevenção ainda é trocar frequentemente a fralda do seu bebê.

“Não existe uma regra para a troca em relação às assaduras. Porém, quando a criança atinge dois anos, ela passa a ter hábitos alimentares que podem desencadear a dermatites das fraldas. O tipo de comida que o bebê consumir pode contribuir para a liberação de substâncias irritantes a pele”, alerta a médica.

Enquanto a fralda ser de pano ou descartável, a escolha é dos pais. A fralda descartável é responsável pela diminuição dessas lesões nos bebês, já as de pano também causam menos dermatite, elas deixam a região mais arejada e irrita menos a pele.

Em relação aos lenços umedecidos, os pais devem saber que a pele do bebê é muito sensível a qualquer produto que contenham substâncias químicas ou que possam deixar resíduos na pele. Os lenços devem ser usados o mínimo possível. A higiene diária do bebê deve ser feita com água morna e algodão. Use o sabonete líquido apropriado para a pele do bebê, caso for necessário.

“Os cremes preventivos, a base de óxido de zinco são essenciais para prevenir as assaduras. Eles funcionam como uma barreira mecânica as substâncias provocadas pela irritação. Toda vez que for possível, procure deixar o seu filho por alguns minutos sem fralda e evite que o seu bebê consuma alimentos com grandes quantidades de ácidos”, orienta a dermatologista, Vanessa Penteado.

Quando chegar o verão a frequência das trocas de fraldas deve aumentar, pois o bebê precisa de mais líquido e acaba mamando em intervalos menores. O ideal é manter a higiene adequada, com a troca da fralda diária e usar um anti assaduras.

Existe tratamento para assadura?

Para o alívio dos pais e das crianças, o melhor tratamento para assadura são os cuidados diários.

Independente da causa lave bem a região afetada com água morna e sabão neutro ao dar banho no bebê. Na hora de colocar a fralda, faça a higiene com 120 ml de água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Procure não esfregar com força o algodão, passe levemente para não machucar o bebê. Em casos mais graves, procure um médico. Somente ele poderá prescrever as pomadas específicas, como as anti micóticas ou recomendar a troca do tipo ou da marca da fralda do seu bebê.

Cuidados diários com o bebê

Conheça algumas dicas para cuidar da pele do seu bebê e evitar a assadura:

-Utilize as fraldas de material hipoalergênico e de preferência marcas confiáveis e de qualidade

- Troque a fralda a cada evacuação ou urina

- Mantenha a área genital sempre limpa e seca

- Utilize produtos que formam barreiras protetoras contra assadura

- Não friccione durante a higienização

- Evite utilizar pós e talcos

- Se quiser, pode deixar seu bebê sem fralda por alguns minutos para que a pele fique exposta ao ar.

- E não se esqueça de que a prevenção de assaduras é feita por meio da higiene e pela troca frequente de fraldas.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de
Nutrição com Dra. Rosana Farah,
Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente e
Pediatria com Dr. Mauro Fisberg
Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas