Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/10/2012
Equipamentos de segurança nos exercícios

É importante que fique claro que todos estão sujeitos a quedas durante essas atividades recreativas. Por isso, não acredite naquela velha história: "eu não caio nunca. Sou craque no skate", por exemplo, pois ela não é verdadeira!

Conheça os equipamentos básicos

As medidas para se proteger dos acidentes são bastante simples. Não custa nada adotá-las.

Quando for andar de bicicleta, patins, skate ou patinete, é preciso utilizar alguns equipamentos básicos de proteção: luvas, cotoveleiras, joelheiras e capacete.

Você já reparou que, ao nos desequilibrarmos, geralmente tentamos apoiar as mãos ou os joelhos no chão, segundos antes da queda?

Pois esta atitude, movida por nosso reflexo, faz com que aumentem as chances de nos machucarmos nestas regiões do corpo. E é por causa disso que luvas e joelheiras são imprescindíveis.

Já os capacetes protegem a cabeça, que na hora da queda ficam muito vulneráveis. Uma batida mais forte na cabeça pode causar sérios problemas, como traumatismos cranianos.

Infelizmente, muitas crianças, pré-adolescentes e adolescentes acabam se acidentando ao cair de bicicletas e afins e baterem a cabeça. Muitas delas, chegam a morrer.

Outras precauções

Para diminuir o risco de acidentes, além de utilizar os equipamentos de proteção, é preciso adotar alguns cuidados.

- Procure utilizar ciclovias ou locais apropriados para bicicletas, patins ou skates.

- Se estiver andando de bicicleta na rua, fique à direita e siga o fluxo dos carros. Ou seja: jamais ande na contramão do trânsito. Respeite também as leis do trânsito e as sinalizações.

- Quando for passar ao lado de carros estacionados, fique atento: as portas deles podem se abrir repentinamente e derrubar você.

- Procure não andar de bicicleta, patins, patinetes ou skates durante a noite. E quando tiver escurecido, use sempre roupas feitas com materiais reflexivos (que brilham no escuro), para evitar o risco de atropelamentos.

Motocicletas: só com habilitação!

Existe uma outra situação que requer equipamentos de segurança e cuidado redobrado: andar de motocicleta. Seja na garupa ou pilotando a moto, é fundamental usar um capacete apropriado.

Além disso, não esqueça que é preciso ter carteira de habilitação especial para dirigir motocicletas. Quem não é habilitado e mesmo assim pilota motos não só está arriscando a sua vida e de outras pessoas como também está cometendo um crime.

Benefícios ao corpo e à mente

Além de se armar com muita disposição, alegria e vitalidade é fundamental usar os equipamentos que protegerão seu corpo em algum possível acidente. Não há motivos para correr riscos!

Estando protegido, você só precisa ficar preparado para se divertir bastante com sua bicicleta, seu skate ou seus patins. Seu corpo e sua mente agradecerão!

Veja nossas AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb
Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Ortopedia com Dr. Roberto Ranzini
Corrida, com Emerson Vilela
Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas