Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

17/08/2012
Especialista explica por que alongamentos não são sempre necessários antes e depois de atividades físicas

Quem nunca foi fazer uma atividade física em uma academia, clube ou com a supervisão de um personal trainer e teve como recomendação alongar os membros antes e depois do exercício? A prática é muito comum, entretanto o alongamento nem sempre é necessário e pode até mesmo ser prejudicial.

Segundo o patologista neuromuscular Beny Schmidt, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular e professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Unifesp, o ato de alongar-se antes de uma atividade não passa de um mito. “O músculo esquelético não possui fibras elásticas, portanto ele não tem propriedade de alongar-se, ou seja, aumentar o tamanho do seu comprimento. Quando alongamos um membro, o maior tamanho que um músculo pode alcançar é o do seu estado relaxado”, informa.

Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, o alongamento é, na verdade, um relaxamento. O maior tamanho que um músculo pode ter, assim como o maior tamanho que o sarcômero (menor unidade contráctil do músculo esquelético) pode atingir, é quando os filamentos de actina e miosina encontram-se os mais desconectados possíveis.

Beny Schmidt também explica que o único preparo necessário para uma atividade física é buscar a orientação de um profissional adequado que, de preferência, tenha conhecimento sobre a patologia muscular. “Um exercício nunca serve para todas as pessoas. É preciso estabelecer um plano de atividades que respeite as limitações de cada indivíduo, sem sobrecarregá-lo.” O especialista ainda afirma que em determinadas atividades, como os esportes de alto rendimento, como vôlei e boxe, o alongamento pode ser prejudicial ao desempenho do atleta.

Como fazer exercícios com o frio?

Os problemas respiratórios não são os únicos causadores de doenças no inverno. Uma série de problemas articulares, lesões na coluna são figurinhas carimbadas nesta estação do ano. Os especialistas avisam: é bom tomar cuidado com esse período e respeitar os sinais que o corpo apresenta.

As ocorrências mais comuns no inverno são: contraturas musculares, distensões, estiramentos, lesões articulares em geral, entre outros distúrbios. Os músculos estão mais contraídos e rígidos para evitar a perda de calor, aumentando o risco de lesões.

Muitos daqueles que aproveitam o verão para manter a forma e praticar exercícios aproveitam o inverno para relaxar.

Os quilos adquiridos nesta época do ano fazem com que, depois, as pessoas queiram perdê-los em um curto espaço de tempo, o que gera sobrecarga de esforço, podendo provocar infarto ou algo pior.

Não basta começar a praticar esporte sem o aval de um médico. Os danos podem ser irreversíveis. Até uma corridinha no calçadão da praia pode ser ruim.


Mas não é só o coração que pode ser prejudicado. O joelho e outros membros da articulação do corpo podem ser danificados com os exercícios mal feitos. A partir dos 35 anos é fundamental um teste de esforço.

Na parte muscular, no frio, as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis. Além disso, as pessoas tendem a ficar ou dormirem mais encolhidas, o que gera tensão muscular, contraturas e consequentemente um mal estar no dia seguinte. A constrição vascular (estreitamento dos vasos sanguíneos que ocorre quando as temperaturas estão baixas) também agrava a situação, principalmente para quem tem tendência a desenvolver problemas circulatórios. A prática de exercícios durante a estação é muito importante, pois fortalece os ossos, aumenta a mobilidade e flexibilidade nas articulações, melhora a postura, além de promover uma melhor coordenação motora. Esse conjunto de benefícios colabora para evitar as dores comuns no inverno.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Ortopedia com Dr. Roberto Ranzini
Corrida, com Emerson Vilela
Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas