Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

15/08/2012
Mitos e Verdades dos bebês de proveta

Em 1978, Lesley Brown deu à luz Louise, a primeira criança gerada por Fertilização in vitro (FIV), popularmente conhecida como ‘bebê de proveta’. Desde então, a técnica passou por um grande desenvolvimento. “Hoje, o tratamento é indicado para casais com outros problemas além de alterações tubárias, como endometriose, alterações no sêmen (quantidade/qualidade dos espermatozoides), idade materna avançada e falha de tratamentos mais simples, como coito programado e inseminação intrauterina”, destaca o médico Joji Ueno, doutor em ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP e diretor da Clínica Gera.

No entanto, para o casal que tem indicação de realizá-la, fica sempre o medo de algo extremamente complexo, com resultados questionáveis e alto custo. Mas para realizar o tratamento, o casal tem de passar por uma bateria de exames completa. E cada etapa é explicada com total segurança para deixar as futuras ‘mamães’ tranquilas. Historicamente, o tratamento sempre foi um procedimento de alta complexidade, encontrado apenas em centros especializados. “As medicações apresentam alto custo e as clínicas alto investimento. No entanto, com o maior acesso a tecnologia, alguns centros têm conseguido diminuir seus custos”, explica o médico.

Como o assunto ainda desperta muitas dúvidas, selecionamos uma série de questões que, geralmente, são mal interpretadas. Descubra o que é mito e o que é verdade quando o tema é fertilização.

Banho quente de banheira pode causar infertilidade no homem.
Mito.
O banho não altera a fertilidade masculina. As referências que existem sobre diminuição de fertilidade e aquecimento da bolsa escrotal (testículos) estão relacionadas com o trabalho de homens em alto forno, minas, entre outros.

Na grande maioria dos casos, é a mulher a responsável pela infertilidade do casal.
Mito.
Em 40% de infertilidade é devida ao fator feminino; em 30% dos casos é pelo fator masculino; em 20%, os dois são responsáveis e em 10% não se consegue descobrir a causa.

Inseminação artificial e bebê de proveta é a mesma coisa.
Mito.
A inseminação consiste na injeção de espermatozoides dentro do útero, por meio de um cateter. Já o bebê de proveta ou fertilização in vitro, é a colocação de espermatozoides em contato com óvulos em laboratório. Após a fecundação, os embriões são colocados no útero materno.

Vasectomia é irreversível?
Mito.
Existe uma operação chamada de reanastomose dos deferentes que refaz o trajeto que está interrompido (deferente é um ducto que vai do testículo até o pênis. É de onde veem os espermatozoides).

Após os 35 anos diminui a capacidade reprodutiva da mulher?
Verdade.
Ao contrário do homem, que produz espermatozoides continuamente, a mulher nasce com uma carga de óvulos e a cada dia ela perde um número representativo dessas células. Na idade de 35 anos já se observa uma significativa diminuição da quantidade de óvulos.

Para casais inférteis a melhor solução é o bebê de proveta?
Mito.
Todo casal deve ser investigado para saber a causa da sua infertilidade que, na maioria das vezes, pode ser resolvida sem se utilizar de técnicas de fertilização in vitro.

Ovário policístico causa infertilidade?
Mito.
Existem inúmeros medicamentos para se tratar os ovários policísticos quando se deseja a gravidez.

O uso regular da pílula do dia seguinte pode interferir na fertilidade feminina?
Verdade.
O uso abusivo da pílula do dia seguinte pode levar a distúrbios hormonais relacionados à infertilidade. Vale ressaltar que essa pílula é indicada apenas em caso de emergências e não deve ser usada rotineiramente.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão e Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas