Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

11/06/2013
Saiba como começar uma dieta e ter sucesso!









11/06/2013

O efeito “engorda-emagrece” pode ser mais prejudicial do que não perder peso nenhum, pois quando você perde peso rapidamente, perde também músculo juntamente com a gordura corporal. Esse processo reduz sua taxa metabólica basal (gasto calórico mínimo), fazendo com que ganhe peso mais rapidamente quando voltar a comer “normalmente”.

Quem nunca viu aquela pessoa que emagreceu muito e, logo depois, volta a engordar, até mais do que antes? “A gordura retorna, mas a massa muscular não, criando-se mais massa corporal, gordura, menos músculo e um metabolismo mais baixo, ou seja, você acaba por se encontrar em uma situação ainda pior”, explica Priscilla de F. de Arruda Camargo, Consultora em Qualidade de Vida

Se você está planejando perder uma grande quantidade de peso, mantenha seu plano permanentemente. Como garantir o sucesso? Selecionamos algumas dicas para se conseguir manter o peso, mais facilmente:


NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA - Não se engane com uma pílula mágica, ou com aquela dieta seguida por um artista de novela. Descubra tudo o que puder sobre uma alimentação saudável e exercícios próprios para seu peso, níveis de aptidão e capacidade. Utilize - se possível - a ajuda de uma nutricionista ou de um personal trainer/academia, para começar.



METAS REAIS - Use seu bom senso e avalie seus problemas alimentares, bem como quantos kilos você quer ter? Chegar as 50kg não é para todo mundo, lembre-se disto!

- Com que frequência come frituras?

- Você conseguiria reduzir seu consumo de álcool?

- Você conseguiria reduzir a gordura e o açúcar de sua dieta gradualmente, para não se sentir privado de comê-las?

- Você mantém uma gaveta com doces e chocolates? Dê para alguém!

- Você se acomoda no sofá à noite com um pote de sorvete diet, pensando estar a salvo das calorias extras?

- Você come pelo menos três frutas e três vegetais todo dia?

- Você toma bebidas açucaradas?


A realidade é que você precisa reduzir 500 calorias de seu consumo alimentício diário a fim de perder quase 1,5 por mês, ou reduzir 1000 calorias por dia para perder em torno de 3kg por mês. Aumentando seu gasto energético, você poderá aumentar ainda mais a taxa de perda de peso.

Pessoas que estão muito acima do peso comumente perdem as primeiras 7400 gramas (7,4 kg) rapidamente, mas a expectativa é que essa taxa reduza no meio do processo de perda de peso.

Andar ainda é um dos meios mais fáceis e seguros de se começar. O ideal é que você tenha uma liberação médica, antes de qualquer atividade física e depois faça uma Avaliação Física, mas se conseguir um bom bom par de tênis e começar andando por 15 minutos sem ficar muito fegante, ajuda. Uma dica é aumentar 1 minuto por dia, aos poucos. Tente estabelecer objetivos que se adequem as suas necessidades - se você não pode gastar uma hora e meia na academia todo dia, tudo bem. Mas lembre-se que só um professor de Ed. Física é que pode ser a pessoa ideal para cuidar do seu treino!



FAÇA EXERCÍCIOS COM PESO - Quando você corta calorias, você se arrisca a perder músculos também. É por isso que a musculação é tão importante. Os músculos queimam 8 vezes mais calorias que a gordura corporal por minuto. Aprenda a levantar pesos ou use vídeos ou livros para se orientar.


CONHEÇA-SE - Por que o peso é um problema para você? Estar acima do peso pode fornecer benefícios dos quais você talvez não queira abrir mão. Como será sua vida quando você perder peso? Você será capaz de continuar com um novo estilo de vida? O que você irá fazer quando não tiver mais que aplicar tanto tempo e esforço em perder peso?

É importante que você se prepare para essas eventuais mudanças, para que possa adaptar-se a uma nova vida, como uma pessoa mais magra. Você possui problemas de autoestima que te impedem de atingir o real sucesso? Você pode procurar um terapeuta se achar que você mesmo está sabotando seus esforços.


PROCURE AJUDA - Todos aqueles perto de você precisam saber quais são seus objetivos. Aprenda a tornar suas necessidades conhecidas: "Eu adoraria sair para jantar. Podemos escolher um restaurante que tenha a comida que eu preciso?". Seja criativo, passe mais tempo com as pessoas que não são tão centradas em comida.

Prepare-se para o sucesso organizando boas refeições em um papel, procure melhores receitas e vá ao mercado regularmente, para que não falte o alimento adequado. Reserve o tempo necessário em seu dia para exercitar-se.


DIÁRIO ALIMENTAR - Mantenha um diário de alimentos e receitas e outro pessoal. Escrever tudo que você come, pode reduzir seu consumo calórico de 10 a 20%.


COMPROMETA-SE - Perder bastante peso pode levar um ano ou mais, portanto comprometa-se com essa jornada. Pese-se semanalmente, avalie seu progresso todo mês. Continue a pensar positivamente sobre suas habilidades de perder peso.


PERSISTA - Visualize-se mais magro. Nenhum pedaço de bolo de chocolate pode ser melhor que sentir-se bem consigo mesmo. A hora de começar é agora, com a próxima refeição ou lanche.


Faça uma escolha acertada. Você irá se sentir muito melhor com você mesmo. Perder peso não é privar-se, mas sim cuidar de si mesmo. Esse é o único corpo que você tem, então aproveite, orgulhe-se dele. Você vale isso tudo!



VEJA MAIS SOBRE DIETAS e ASSUNTOS RELACIONADOS EM:


- Programa Dieta Eficaz

- Nutrição com Dra. Rosana Farah

- Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

- Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

- Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

- Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori

- Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

- Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

- Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

- Corrida, com Emerson Vilela

- Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

- Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

- Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

- Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas