Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

08/01/2007
Você é um atleta de final de semana?

"Atletas de fim de semana" devem redobrar cuidados na São Silvestre

Carlos Ventura, professor da Universidade Ibirapuera e técnico em atletismo especializado neste tipo de corrida, alerta para o consumo excessivo de calorias durante a prova por parte de atletas sem um preparo físico adequado, o que pode trazer conseqüências graves

São Paulo, 15 de dezembro de 2006 - Estudos comprovam que uma pessoa que pesa até 70 quilos, caminhando ou correndo, dependendo do ritmo, consome entre 210 e 820 calorias por hora. Qualquer atividade física que consuma acima de 700 calorias-hora deve ser evitada sobretudo pelos chamados "atletas de fim de semana", que não gozam de um preparo físico adequado.

Esta é a opinião de Carlos Gomes Ventura, professor do curso de Educação Física da Ibirapuera, diretor da Federação Paulista de Atletismo e técnico duas vezes campeão da corrida de São Silvestre. Para o especialista em provas de média e longa distância, pessoas com alto consumo calórico e despreparadas fisicamente não devem se exercitar por mais de uma hora, principalmente em provas de rua com substanciais alterações de percurso, alternando subidas e descidas íngremes.

"Os riscos para estas pessoas são de lesão muscular, fratura óssea e, até mesmo, sérios problemas cardíacos. O treino de atletismo, praticado uma vez por semana, é insuficiente e pode ser prejudicial, pois não forma nenhuma base. A preparação ideal é aquela em que o atleta de final de semana faz pelo menos 3 treinos no intervalos de 7 dias, com batimentos cardíacos controlados entre 120 e 150 pulsações por minuto, alternando os dias de treino em terreno plano e terreno acidentado", destacou.

Alimentação Adequada

Para o treinador não é aconselhável mudança brusca no regime alimentar. Primeiramente, o corredor deverá a determinar um horário padrão para se alimentar, amoldando-se ao horário da São Silvestre ou dos treinamentos. O corredor deve dar ênfase à ingestão de carboidratos, pois são mais bem aceitos pelo organismo.

No momento da largada de uma prova ou de um treinamento longo, o estômago deve estar vazio. Também não é aconselhável a ingestão de glicose, açúcares de forma liquida, entre 30 e 60 minutos antes da prova ou do treinamento, pois poderá ocasionar mal estar e sensação de cansaço. "A hidratação durante uma maratona deve ser contínua. Beba líquido a cada 3 ou 4 quilômetros. Isotônicos, como água de coco, ajudam e muito", finalizou.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo, na coluna de José Carlos Altieri com Dicas de Atividade Física e na coluna de Corrida com Prof. Emerson Vilela.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas