Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

07/06/2012
Meia-Maratona é uma prova desafiadora, porém acessível

Saiba por que a Meia-Maratona é uma prova desafiadora, porém acessível



Participar de meia-maratonas exige disciplina e muito treino, afinal, os 21Km são a primeira provação em corridas de longas distâncias. A distância é desafiadora e exige bom trabalho cardiovascular, mas, mesmo assim, os profissionais do setor garantem que a meia é uma prova bastante acessível. Basta dedicação: com ela, virão força e velocidade suficientes.
Sem grandes alterações físicas percebidas, a principal mudança em quem sai dos 10 km para a meia maratona é justamente comportamental. Fisiologicamente, a maior resposta ao treinamento é da endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. “O corredor se sentirá muito mais motivado", diz Flávio de Almeida Prado Mendes, especialista em fisiologia do exercício. Ou seja, encare a meia e será fisgado pela prática.

Na lista de vantagens, além de mais acessível aos amadores em comparação à maratona, ela também é considerada a prova ideal por quem lida com saúde. "O risco de lesões e o desgaste físico são menores porque uma meia não oferece uma intensidade tão alta quanto as provas curtas nem longos períodos de atividade quanto uma maratona", afirma o fisiologista.

As organizações das meias, por sua vez, não deixam nada a dever às grandes corridas. Mais que algo pela metade, elas podem oferecer o dobro de diversão por concentrar mais no percurso os principais atrativos turísticos da cidade ou região e proporcionar mais disposição para curtir o pós-prova — desde, claro, que você não subestime a distância.
Animado? Então pode vestir a camisa! Para quem parte dos 10 km, é possível se preparar em 12 semanas com segurança. E anote: a primeira dica é fazer um cronograma de treinos que progrida aos poucos, para que o organismo tenha tempo de se adaptar, e contemple tanto aumento de volume quanto intensidade. “É fundamental melhorar o metabolismo aeróbio”, explica Mendes.

O melhor treino engloba ainda sessões programadas em terrenos semelhantes ao da competição – provas com aclives e declives, por exemplo, exigem treinos específicos. Flávio Mendes explica que “o mais indicado é acrescentar subidas e descidas gradativamente ao percurso e alternar treinos com e sem elas, para progredir tanto em força quanto em velocidade”.

Na meia-maratona, o treino mais específico é o longão, que pode chegar aos 18 km no momento de pico, embora haja quem faça até 20 km com o intuito de completar a meia mais forte. Esse aumento de quilometragem deve ser gradual, entre 25% e 30% por semana. No longo, faça-o em intensidade leve.

Mas nem só de longos se faz uma meia-maratona. Os treinos de qualidade também ganham volume para que o corredor estique mais os seus limiares com tiros que podem ultrapassar 1 km. “Vale explorar os treinos contínuos, tempo runs, fartlek e os intervalados, distribuídos ao longo das oito semanas”, orienta Mendes.

Com relação ao ritmo de prova, o mais seguro para iniciantes é manter-se constante ao longo de todo o percurso, sempre de acordo com o que foi estipulado nos treinos. O split negativo (fazer a segunda parte da corrida mais rápido do que a primeira) é indicado apenas para atletas experientes e habituados aos 21Km.

Outro fator a ser considerado para os treinos é o clima. O ideal é correr no mínimo duas vezes por semana no horário em que acontecerá a prova, pois o corpo leva até dois meses para se acostumar com a temperatura.
PROGRAME-SE: No dia 15 de julho acontece a 2ª Meia Maratona Amil Campinas, evento que foi considerado o melhor do interior de São Paulo em 2011 e esteve entre os cinco melhores do país.

Meia Maratona Amil Campinas
Data: 15 de julho de 2012
Horário da largada: 7h
Local da largada: Largo do Rosário, Centro, Campinas
Inscrições: Até 11 de julho | www.ativo.com; www.webrun.com.br; Noblu Sports (Rua dos Bandeirantes, 284 – Cambuí – Campinas – (19) 3295-8981)
Valores: R$ 60,00 (21 Km) e R$ 50,00 (10Km) | *Maiores de 60 anos pagam 50% do valor
Retirada do Kit: 13 e 14 de julho (local a definir)






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas