Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/05/2012
Por que as endorfinas dão a sensação de bem estar?

O corredor já está com a língua de fora, mas se esforça, acelera, exagera, tenta ir além de seus limites. Nesse instante, uma sensação de euforia o invade. É o chamado “vício” da corrida, o famoso runner’s high, em inglês. No dia seguinte, ele quer correr mais. Está viciado em exercício. A teoria de que o esforço físico provoca a liberação de endorfina, uma substância química com propriedades analgésicas e entorpecentes, é há anos o argumento preferido dos esportistas para justificar a paixão pela atividade física. A tese era perfeita até que um grupo de cientistas americanos resolveu desmenti-la. Alguns pesquisadores dizem que a suposta inundação de endorfina no cérebro não tem evidência científica. Outros duvidam até que o “vício” da corrida exista.

As endorfinas, substâncias com propriedades parecidas com a morfina produzidas pelo organismo em situações de grande stress ou dor, foram descobertas na década de 70, mesma época em que a corrida se popularizava. Como os níveis da endorfina aumentam no sangue durante a corrida, a sensação de bem-estar relatada por alguns atletas foi logo atribuída a ela. O problema é que a maior concentração da substância tem pouco significado ou, pelo menos, os cientistas ainda não sabem o que isso acarreta. O prazer só viria, em tese, se a endorfina aumentasse também no sistema nervoso central. Mas ela não passa do sangue para o cérebro, no qual a medição durante a execução do esforço físico é muito difícil.

Como há pessoas que se tornam dependentes de exercícios físicos e existe uma semelhança do que relatam com a ação dos opiáceos, como a morfina, foi feita a relação com a endorfina. Um pequeno grupo de esportistas, de fato, apresenta características do vício em relação ao exercício — como necessidade de aumentar sempre a dosagem para atingir o prazer, a dependência e a ânsia de praticá-lo —, e experimentos com ratos comprovaram que a atividade física pode provocar dependência. O desafio da ciência é entender o que ocorre bioquimicamente. Os cientistas já sabem que a endorfina não é o elemento fundamental nesse processo. Talvez seja um coquetel de substâncias, uma mistura “secreta”. Pelo menos, o exercício pode viciar, mas a endorfina não é a principal causa da dependência.

Veja mais sobre HORMÔNIOS na coluna de Profa. Priscilla de Arruda Camargo


Veja nossas AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas