Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

11/05/2012
Exercícios para se fazer sozinho (a)!

Os esportes individuais estão se desenvolvendo cada dia mais, como por exemplo o automobilismo e o tênis. São caracterizados por atividades que podem ser praticadas e/ou disputadas individualmente. Apesar disso, muitas modalidades apresentam provas que são realizadas em duplas (tênis, tênis de mesa, badminton) ou equipes (atletismo, ciclismo, remo).

Atletismo
É considerado o "esporte base" dos Jogos Olímpicos. Surgiu na Inglaterra em 1864, estreou nos Jogos Olímpicos de 1896, na Grécia, mas só chegou ao Brasil no século XX, mais precisamente em 1914, quando começaram as competições. É o esporte olímpico que mais trouxe medalhas para o Brasil e também o que tem mais filiados em todo o mundo.
As principais provas são: arremesso de peso, disco, dardo e martelo; salto em altura, em extensão, triplo e com vara; provas de velocidade (100, 200 e 400 metros rasos; 100, 110, 400 e 3000 metros com barreiras), provas de meio fundo e de fundo (800, 1500, 3000, 5000 e 10000 metros), revezamentos 4x100 e 4x400 metros, maratona, marcha atlética, além das provas de decatlo (10 provas), heptatlo (7 provas) e pentatlo (5 provas). Outra modalidade muito praticada no atletismo é o pedestrianismo (corridas de rua).
Enfatiza as habilidades básicas de correr, saltar e arremessar, desenvolvendo a velocidade, agilidade, resistência e força muscular.

Badminton
Há mais de dois mil anos, na Grécia antiga, um jogo chamado tamborete e peteca (battledore and shuttlecock, em inglês) já fazia sucesso entre adultos e crianças. Utilizando tacos, eles lançavam e rebatiam uma peteca. O objetivo era não deixá-la cair no chão.
Mas o badminton moderno veio da Índia e foi trazido para a Europa, na Idade Média, por oficiais ingleses que passaram por lá. Os camponeses começaram a jogá-lo, e o esporte batizado de "poona", logo se tornou popular. A versão atual utiliza raquete para rebater a peteca, sobre uma rede, que divide a quadra. Passou a se chamar badminton em 1850, estreou nos Jogos Olímpicos em 1974, em Munique, como esporte de demonstração e, desde 1992 (Jogos de Barcelona), é considerado esporte olímpico.
Pode ser praticado individualmente ou em duplas. Graças à movimentação constante, desenvolve a agilidade e a resistência física. As raquetes são menores que a de tênis e exigem destreza para o rebatimento da peteca.

Ciclismo
É esporte olímpico e mundial desde 1842, e começou praticamente com o aparecimento da bicicleta. A primeira prova internacional de ciclismo foi realizada em 1869 - a Paris-Rouen - e tinha um percurso de 123km. O primeiro velódromo (pista de ciclismo) foi construído em Paris, em 1890. No Brasil, o ciclismo só chegou em 1895.
As competições olímpicas são realizadas em estradas e pistas (velódromos). O ciclismo olímpico possui dez categorias, com provas de velocidade, meio-fundo e resistência, divididas em provas individuais e por equipes.
As bicicletas de competição são feitas de titânio, o que as torna mais leves e resistentes.
O objetivo do ciclismo é trabalhar principalmente a resistência e a força muscular. É também uma ótima forma de lazer.

Iatismo
Até o século XVII, os barcos eram usados apenas como meio de transporte. A partir de 1800 é que o iatismo surge como forma de lazer e competição. As primeiras provas em Jogos Olímpicos foram realizadas em 1900. A vela é a modalidade que mais trouxe medalhas ao Brasil.
Houve uma grande evolução na construção de barcos. Inicialmente feitos de madeira compensada, hoje são utilizados diversos materiais: plástico, fibra de vidro e resinas industriais. Os veleiros utilizados podem ter uma, duas ou até três velas, dependendo da categoria. As competições acontecem em raias triangulares, delimitadas por bóias. Durante as regatas, os barcos precisam passar pelas marcas (boias especificadas nas instruções de cada regata).
Existem várias categorias, as mais conhecidas são: Star, Tornado e Laser.

Patinação
Há duas espécies de patinação artística: no gelo e nas quadras. A técnica e os regulamentos são iguais. No final do século XIX, o americano Jakson Haines, professor de balé, começou a usar música nas apresentações de seu grupo e revolucionou as exibições, tornando-as mais emocionantes. O primeiro patim de rodas surgiu nos Estados Unidos, em 1863. Foi criado por James Plimpton.
A patinação no gelo faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1908 e tem evoluído muito nos países com inverno forte, quase todos do hemisfério norte.
Existem também competições de roller derby, uma espécie de corrida de patins disputada em pistas ovais.
É um esporte que exige muita atenção, concentração e equilíbrio.
O primeiro patim de rodas surgiu nos Estados Unidos, em 1863. Foi criado por James Plimpton.

Remo
O remo é uma atividade universal, praticada desde os primórdios da história humana. Durante séculos, foi o meio mais comum de transporte sobre a água - até a chegada da vela e, depois, do motor a vapor. Hoje é, principalmente, uma forma de esporte e recreação.
Foi na Inglaterra que o remo se organizou pela primeira vez, através de clubes como o Leander Club (1817), o mais antigo do mundo. O esporte acabou sendo mais difundido no ambiente universitário. Fez parte dos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1900 (Paris).
Nas competições, as provas variam de acordo com o número de remadores (2 a 8), com ou sem timoneiro (pessoa que comanda o barco). Existem provas de remo simples ( o remador segura um único remo com ambas as mãos) e de remo duplo (o remador movimenta dois remos).
Sua prática conjuga técnica, sincronismo de movimentos, força e preparo físico. É um esporte de grande beleza plástica, que proporciona um saudável contato com a água e a natureza, e pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Squash
Surgiu na Inglaterra, há mais de cem anos, e era denominado squash rackets. Quando chegou aos Estados Unidos recebeu o nome de squash tennis.
No início do esporte não havia uma padronização e surgiram duas variantes: a inglesa, usando bolas macias, e a americana, usando bolas duras.
Quando começou a ser praticado, jogava-se apenas por prazer, mas pouco depois da Primeira Guerra Mundial tiveram início os campeonatos regionais e mundiais.
Utilizam-se raquetes e a bola é rebatida de encontro com as paredes da quadra. Tem características semelhantes às do tênis e tênis de mesa. O objetivo é manter a bola em movimento e complicar a devolução por parte do adversário. Requer habilidade e velocidade.

Surfe
Não há muita certeza sobre a origem do surfe. É provável que tenha surgido há 1500 anos, nas ilhas polinésias, graças à habilidade dos nativos, que voltavam da pescaria deslizando com seus barcos sobre as ondas para chegar mais rápido à terra. Verdade ou não, o ritual tornou-se um hábito entre os povos da região. Mas só começou a ser praticado em pranchas mais tarde, no Havaí. Lá, o surfe estava intimamente ligado às raízes culturais. Ao realizarem seus rituais religiosos, os nativos deixavam oferendas e agradeciam aos deuses a fartura do mar e... o prazer de brincar em suas águas.
Até o início do século, o surfe era praticado como atividade de lazer. Quem o lançou como esporte e o tornou popular foi o campeão olímpico de natação, o havaiano Duke Kahanamoku. A partir da década de 60, tornou-se competitivo e foi adotado mundialmente.
Há uma enorme variedade de movimentos e manobras, entre elas o roller coast (cortar a onda em diagonal), o dropping (descer até a base da onda em linha reta), o cut back (completar uma virada de 360 graus, depois de ter subido reto até o alto da onda) e o tube (ficar dentro da onda quando ela enrola, antes da quebra).
Sua prática desenvolve equilíbrio, agilidade e requer habilidade para a realização das manobras e controle da prancha.

Tênis
Surgiu na Inglaterra, no final do século XIX. O maior torneio de tênis do mundo é o de Wimbledon - clube da Inglaterra - disputado sobre a grama desde 1877. O esporte chegou ao Brasil em 1897, através dos ingleses. Até 1930, era um esporte de elite, mas hoje está difundido em quase todo o mundo.
É um esporte olímpico, praticado com raquetes e bolas, individualmente ou em duplas. O objetivo do jogo é passar a bola sobre a rede, colocando-a na quadra adversária e dificultando seu rebatimento. Disputa-se em quadras de grama, saibro, argila, cimento e material sintético.
Desenvolve a coordenação motora, atenção e concentração, além de resistência e força muscular.

Tênis de Mesa
Alguns pesquisadores afirmam que foi criado pelos universitários ingleses em meados do século XIX, enquanto outros dizem que surgiu em 1889, nos Estados Unidos. No início, um barbante dividia a mesa, para que dois jogadores, um de cada lado, com uma pequena raquete, jogassem a bola para o campo adversário.
Tênis de mesa e pingue-pongue têm regras semelhantes. A diferença é que o tênis de mesa é um esporte mais organizado e competitivo, e é considerado modalidade olímpica desde 1988. Já o pingue-pongue é mais descontraído e praticado como diversão e lazer.
Pode ser jogado individualmente ou em duplas. Exigem muita destreza e rapidez, tanto nos golpes como nos deslocamentos.

Triatlon
Criado na década de 70, surgiu da idéia de agrupar os esportes mais praticados no mundo: a natação, o ciclismo e o atletismo. Essa prática ganhou muitos adeptos nos Estados Unidos e no final da década de 80 foi fundada a Federação Internacional de Triatlon, na cidade de Avignon, na França. A prova mais famosa é o Ironman (homem de ferro), realizada no Havaí.
A ordem: natação, ciclismo e corrida, balanceia o nível de esforço despendido pelo atleta. Na natação, utiliza-se os músculos dos membros inferiores e superiores. No ciclismo, o esforço exigido é da musculatura das pernas - e o atleta pode descansar um pouco. Finalmente, a corrida solicita novamente o esforço de uma grande massa muscular.
O percurso oficial é de 1500m de natação no mar, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, mas existem variações em muitas competições. O percurso longo e sem intervalo entre as modalidades, exige do praticante muito treinamento, resistência e uma ótima condição física.

Veja nossas AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Ortopedia com Dr. Roberto Ranzini
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas