Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

04/05/2012
A RPG é um caminho eficaz para as alterações posturais

A coluna vertebral é composta por 24 vértebras, sendo sete cervicais, 12 torácicas e cinco lombares que tem a função de sustentar o corpo, proteger a medula espinhal e garantir mobilidade. Qualquer alteração desencadeia diversos problemas. No Brasil, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 36% da população sente dores nas costas e, nos próximos anos, cerca de 90% sofrerá com os problemas na coluna.

Grande parte destes números representa a má postura, que desencadeia os desvios posturais, causando dores, incômodos e limitações nas atividades diárias. Um caminho para o tratamento é a RPG (Reeducação Postural Global), que atua sobre as dores consequentes desta patologia. Para isso, o método busca o alongamento e o fortalecimento de grupos musculares que influenciam nessas posturas. “O tratamento proporciona um condicionamento muscular e permite que a pessoa consiga manter a postura correta no dia a dia, além de diminuir o uso de analgésicos, melhorar a mobilidade para as atividades diárias e a consciência corporal”, explica Eduardo Benites, fisioterapeuta.

“A postura correta proporciona um menor gasto energético - já que a má postura exige muito do corpo, maior facilidade para permanecer na mesma posição por um tempo prolongado, uma vez que, o peso esta distribuído de forma correta e não gera desequilíbrios biomecânicos no corpo”, alerta Benites.

A coluna possui curvas e, são elas: a lordose (região cervical e lombar) e a cifose (região torácica e sacral). Quando há um aumento nessas curvaturas surgem os desvios mais comuns, conhecidos como hiperlordose e hipercifose. Porém, o mais grave é a escoliose, que é caracterizada pelo desvio lateral da coluna e pela rotação das vértebras que podem gerar deformações ósseas e aumentar as chances de desgaste na cartilagem pela má distribuição de peso. Para tanto, Eduardo ressalta: “O tratamento dessa patologia com a RPG é, sem dúvida, o mais eficaz dentre as técnicas posturais existentes”.

A técnica da RPG possui oito posturas básicas e, cada uma, é indicada para um tipo de desvio postural. “Quando não existe a possibilidade do paciente adotar as posturas recomendadas pelo terapeuta, este por sua vez, deve escolher uma postura alternativa e fazer adaptações que, gradativamente, vão sendo eliminadas até o individuo conseguir realizar os exercícios de forma completa. Além disso, o trabalho respiratório é muito importante. Através dele é possível atuar em musculaturas e ligamentos que são de difícil fortalecimento e alongamento”, fala Benites.

Veja nossas AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas