Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

04/05/2012
Fome, vontade de comer ou GULA?

Provavelmente, você já deve saber que a vontade de comer (sem fome) e a GULA estão intimamente ligadas a ansiedade, angústia ou até mesmo ao estresse.

Não adianta muito descobrir a causa e não poder evitar, certo? Então, lá vamos nós para algumas dicas que a ajudarão conter a gula e assim começar aquele regime tão adiado:

Quantidade adequada

Quando chega a hora de alguma de refeição, você senta à mesa e faz um prato de dar inveja a qualquer comilão? Para evitar isso, quando estiver faltando uns 20 minutos para a mesa ser posta, coma uma salada, alguma fruta ou uma fatia de pão integral.

Dica: quanto mais fibra você comer, mais saciada ficará.

Durante as refeições, tente sempre comer um pouco de carne magra, peixe, pratos que contenham leite ou iogurte desnatados, queijo branco ou as famosas frutas. Esses alimentos são indicados para satisfazer o estômago por mais tempo, já que têm a quantidade certa de gordura para retardar a digestão e ainda não são muito calóricos.

Primeiros passos da dieta

Depois que sua gula estiver mais controlada, é chegada a hora do regime. Hoje, não daremos nenhuma receita milagrosa, mas falaremos de algumas dicas para que você seja bem sucedida em um dieta.

- Não coma com pressa, nem em pé e na frente da TV. Quanto mais atenção você der a comida, mais saborosa ela será e, consequentemente mais saciada você ficará. E tem mais, sem distrações você poderá controlar mais o que põe no prato, assim não abusará da quantidade.

- Se o seu regime dita certos alimentos que deve comer, procure sempre escolher os mais gostosos. Com isso, você não ficará com vontade de largar a dieta só porque tem coisas ruins.

- Se a gula aparecer, distraia-se com outra como: ouvir música, beber água ou algum suco, falar ao telefone, tomar banho ou fazer qualquer coisa que não deixe você pensar em comida

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas