Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

04/12/2006
10 dicas para não errar na hora de escolher uma academia

A preocupação com qualidade de vida e bem-estar vem aumentando gradativamente entre os brasileiros, mas ainda está longe de ser uma prática regular. Segundo a Fitness Brasil, hoje, apenas 2,1 milhões de pessoas estão dentro das 7 mil academias, existentes no Brasil, sendo que cada academia tem em média 300 membros. Essa realidade se transforma com a proximidade do verão, muitas pessoas decidem abandonar o sedentarismo e procurar um espaço para malhar e "perder os quilinhos" conquistados durante todo o ano.

Silvia de Féo, diretora Executiva da Fitness Brasil, explica que esse crescimento é natural. "A partir do mês de setembro as pessoas começam a se preocupar mais com o corpo. As altas temperaturas atraem mais clientes às academias, e essa demanda cresce, e elas ficam lotadas, chegando a ampliar o número de alunos em até 30%", afirma. Para atrair cada vez mais alunos, as academias investem em equipamentos modernos e novas modalidades.

Hoje, a maioria dos centros especializados está preocupada em oferecer não somente atividades para fortalecer o corpo, mas também cuidados para a mente e a alimentação. Os adeptos da malhação zen podem moldar o corpo em aparelhos de Pilates, posições de ioga, além de aulas que misturam tai chi chuan, dança e meditação. "As atividades relaxantes e que proporcionam bem-estar chegaram para ficar", finaliza.

Os interessados em praticar atividades físicas orientadas devem tomar alguns cuidados na hora de se matricular em uma academia, para que esta supra suas necessidades. Para que não seja lesado, confira as indicações da executiva:

1. Observar se as instalações do espaço proporcionam segurança e higiene;

2. Verificar se o preço praticado está compatível com o mercado;

3. Checar se os professores são formados em Educação Física;

4. Avaliar se a opções de modalidades e horários estão de acordo com
as necessidades;

5. Verificar qual o melhor horário para a prática do exercício físico de acordo com a rotina diária (pela manhã, no horário do almoço ou no final do dia) para que se adeqüe a rotina, evitando assim desistência;

6. Escolher uma academia que esteja, preferencialmente, próxima do trabalho ou de casa, para facilitar a freqüência;

7. Notar se os equipamentos, instalações e acessórios estão bem conservados e modernizados;

8. Certificar-se do acompanhamento de profissionais da saúde, como nutricionistas e fisioterapeutas;

9. Notar toda a infra-estrutura da academia: estacionamento, lanchonete, piscina, vestiário, ambulatório, avaliação física e segurança, etc.

10. Solicitar um contrato que formalize a matrícula. O documento deve discriminar as atividades que serão exercidas, horários de aula, valor da mensalidade, multas por atraso de pagamento e a cláusula de rescisão, para não ter problemas caso haja desistência;

Academias no Brasil

Em 1999, o Brasil contava com aproximadamente 4 mil academias e hoje possui mais de 7 mil, sendo o segundo país do mundo em número de academias, perdendo apenas para os Estados Unidos. Mais de 50% delas estão na região sudeste, principalmente no eixo Rio-São Paulo, 25% concentram-se na região Sul e os outros 25% dividem-se entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A cidade onde há o maior crescimento atualmente é Brasília.

Em 2005, o mercado mundial de fitness e bem-estar movimentou 2005 em torno de US$53 bilhões, sendo que o Brasil gerou R$ 2,06 bilhões (incluindo apenas academias e equipamentos) e segundo a previsão da Fitness Brasil, esse ano o esse segmento deve acompanhar o crescimento da indústria, em torno de 10%.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo, na coluna de José Carlos Altieri com Dicas de Atividade Física e na coluna de Corrida com Prof. Emerson Vilela.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas