Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

25/03/2012
Conheça os benefícios do macarrão para saúde

Você com certeza já ouviu falar que macarrão engorda e que é um dos grandes vilões das dietas de emagrecimento e da alimentação saudável. MITO! O alimento possui ingredientes essenciais para a saúde e que é o excesso de calorias e não de carboidratos, o responsável pelo aumento de peso.

As dietas com sucesso em promover a redução de peso se baseiam em proporções variáveis e adequadas de carboidratos, gorduras e proteínas. Todos esses três macros nutrientes em equilíbrio são essenciais para uma dieta individualizada, que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo. O carboidrato é a principal fonte de glicose, ou seja, fonte de energia para o cérebro, hemoglobinas, sistema nervoso central e outras funções corporais.

Segundo conclusões do Conselho Consultivo Científico sobre Salubridade das Dietas à Base de Massa, apresentado no Congresso Científico (Scientific Consensus Conference on the Healthy Pasta Meal) realizado no Rio de Janeiro em 2010, a refeição saudável com massas alimentícias é um componente-chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo. Exemplo disso é a dieta dos países Mediterrâneos, que combina frutas, legumes, massas e outros tipos de cereais, gorduras saudáveis como o azeite de oliva, peixes e aves em quantidade balanceada.

Ainda segundo a declaração consensual do Conselho Científico, o macarrão possui níveis baixos glicêmicos fazendo com que o organismo tenha a sensação de saciedade por mais tempo. A baixa velocidade de absorção da glicose no sangue colabora na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabete, doenças cardíacas coronárias e alguns cânceres

Quanto aos molhos, as melhores opções para serem ingeridas com frequência, são os feitos com tomate, pois a fruta é rica em licopeno, um dos mais potentes antioxidantes conhecidos que ajuda na prevenção de câncer. Os molhos à base de leite, creme de leite, queijos, bacon e linguiça, devem ser reservados para ocasiões especiais.

Confira abaixo receita de macarrão leve e saborosa com 476 calorias.

Parafuso com Frango e Legumes



Ingredientes:

1 embalagem de Parafuso

½ kg de filé de frango, em tirinhas

2 colheres (sopa) de óleo de canola ou soja

4 dentes de alho, picados

10 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

2 folhas de louro

2 xícaras (chá) de mini cenouras

5 buquês de brócolis

1 abobrinha média, em cubos

50g de queijo parmesão light, ralado

sal a gosto

Modo de Preparo:

- Numa tigela média, junte o frango e tempere com sal.

- Numa panela média, aqueça o óleo, refogue o alho, acrescente o frango e deixe fritar até dourar.

- Junte os tomates, as folhas de louro e deixe cozinhar até o tomate ficar macio. - Acerte o sal, retire as folhas de louro e reserve.

- Numa panela média, junte as mini cenouras, o brócolis, a abobrinha e deixe cozinhar em água e sal até ficaram macios, escorra e reserve.

- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate com frango, os legumes e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

- Se quiser, polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Preparo: Forno & Fogão

Tempo de Preparo: 30 minutos

Grau de Dificuldade: Fácil

Calorias por porção: 476 kcal

Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e é indicada para crianças com excesso de peso.


Serviço:

SAC Adria: 0800-702-1120

www.adria.com.br


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas