Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

25/02/2012
Aos intolerantes à lactose

A ingestão diária de leite pode causar perturbações digestivas em milhões de brasileiros. A intolerância ao leite, cujas consequências podem variar de simples mal-estar até o impedimento das atividades normais do indivíduo, é provocada pela deficiência de lactase (enzima), uma condição determinada geneticamente e de prevalência significativa no Brasil.

O alerta para os aspectos negativos decorrentes da ingestão de leite é que, segundo estimativas, a deficiência de lactase ocorreria em 67 milhões de brasileiros. Em decorrência disso, 37 milhões de pessoas apresentariam intolerância ao leite e estariam sujeitas a sintomas desagradáveis ao tomarem um simples copo da bebida.

A maioria das populações, é composta por pessoas que manifestam perda progressiva da lactase intestinal após o desmame, condição conhecida por deficiência de lactase do adulto ou mal absorção de lactose do adulto (MLA). Em consequência da falta da enzima lactase, essas pessoas perdem a capacidade de digerir e absorver o açúcar do leite (lactose), podendo apresentar sintomas digestivos de gravidade variável após a ingestão do leite. Nos Estados Unidos, o número de pessoas intolerantes à lactose é estimado entre 30 e 50 milhões, números suficientes para que as autoridades locais começassem a alertar a população para o fato.

O estímulo para as pesquisas e os cálculos, surgiu de prática ambulatorial: em atendimento, verificou-se grande quantidade de pacientes com sintomatologia digestiva, até mesmo grave, devida somente à intolerância ao leite.

Os sintomas são principalmente diarreia e dor abdominal, às vezes graves a ponto de os pacientes passarem por vários médicos, sem serem, no entanto, diagnosticados corretamente.

Como alternativa, propõe-se que o leite integral seja substituído por leite com baixo teor de lactose, em que o açúcar tenha sido previamente hidrolisado por lactase. Outra alternativa, diz ela, seria substituir o leite por queijo ou manteiga, que possuem pouca lactose (menos do que 0,2%) e apresentam o mesmo valor nutritivo em proteínas e gorduras.

Atualmente as prateleiras dos supermercados apresentam um cardápio variado, é só escolher o produto mais adequado ao seu paladar e bolso!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas