Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

12/02/2012
Figo: rico em benefícios e na gastronomia

De textura marcante e muito suculento o figo ganha cada vez mais o paladar dos brasileiros na hora da sobremesa. A fruta possui muitos benefícios e é uma ótima aliada no verão, pois contém betacaroteno, nutriente que se transforma em vitamina A no organismo, contribuindo para a formação da melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele.

De acordo com a nutricionista Daísa Pinhal, o figo também é uma excelente opção para quem pratica esportes. “Ele também possui potássio, que ajuda a regular a pressão arterial e facilita as contrações musculares. Depois da atividade física intensa, é indicado para repor o mineral perdido e tem apenas 41 kcal a cada 100g (aproximadamente 7 colheres de sopa)”, explica. Além disso, as fibras presentes no figo contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminuindo o risco de câncer de cólon e ajudam a normalizar os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Na hora de escolher é importante verificar se o figo deve estar macio. Uma dica é virar a parte inferior para cima e ver se ele está se “abrindo” e verificar se a tonalidade é de um roxo mais intenso. O figo verde terá uma tonalidade verde e estará duro. Essa fruta é bastante delicada, por isso deve ser armazenada com cuidado. A conservação pode ser em temperatura ambiente, mas se for manipulada, deverá ser refrigerada. Para saber se o figo está estragado, basta verificar a parte inferior da fruta, que irá liberar uma secreção.

A melhor maneira de obter todos os nutrientes do figo é consumindo-o in natura. Porém, ele também trará os benefícios se cozido. Daísa reforça que quanto maior o tempo de cozimento, maior a perda dos nutrientes na água.

Há 63 anos, a fruta roxinha é estrela durante todo o mês de janeiro na festa que leva seu nome em Valinhos – SP. Na culinária o figo é usado em diversas receitas, como doces em compota, bolos, tortas, pavês e o mais prático, in natura com leite condensado, ideal para quem quer uma sobremesa saborosa e rápida. Além disso, ele harmoniza bem com queijos, frango e salada.

Bruschetta de figo



Ingredientes: uma fatia de pão (de preferência italiano), 1 figo, cream cheese, fatias de presunto cru e azeite a gosto.

Modo de preparo: leve a fatia de pão para torrar ligeiramente. Retire do forno e regue com um pouco de azeite. Passe o cream cheese e coloque por cima e volte ao forno apenas para aquecer. Antes de servir, acrescente o figo por cima. Outra dica é trocar o cream cheese por queijo brie.


Figo em compota



Ingredientes: 1/2 kg de figo, 1 xícara (chá) de açúcar, 1/4 de xícara (chá) de água e 3 fatias de limão sem casca.

Modo de preparo: lave bem os figos em água corrente e reserve. Em uma panela misture o açúcar com a água e leve ao fogo baixo. Ferva por 5 minutos. Acrescente os figos inteiros e as 3 rodelas de limão. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos ou até que os figos fiquem transparentes. Deixe esfriar e conserve os figos em vidros fechados na geladeira.

Serviço:>
http://www.grupooba.com.br/

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas