Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

12/02/2012
Vida + Saudável!

É tempo de aproveitar os dias ensolarados e passeios em família, que tal utilizar esse clima alegre do início do ano e estrear aquela dieta tão temida? A vida é uma correria e muitas vezes o único momento para relaxar está relacionado com o sofá e comida rápida. Pensando no corpo como um carro, se em um automóvel escolhemos colocar o melhor combustível possível, porque não fazer o mesmo com nosso corpo?

A Supervisora do Setor de Gastronomia e Nutrição do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Fatima Corradini Domingues deu algumas dicas para quem deseja emagrecer e ter uma vida mais saudável. Ela ensina que é necessário consumir alimentos nutritivos por meio de uma dieta balanceada, praticar exercícios regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, além de ter uma boa noite de sono.

A Dra. Fátima ainda esclarece por que abusar do sal é prejudicial à nossa saúde. “Sódio (NaCl) é um componente importante para o funcionamento adequado do nosso organismo, porém em quantidades excessivas, sobrecarrega as funções do corpo acarretando algumas consequências sérias: hipertensão, formação de cálculos renais e retenção de líquidos, o que por sua vez pode interferir no peso do indivíduo”. É muito importante utilizar o sal de forma equilibrada, por exemplo, ao fazer o almoço se a carne assada ficou mais salgada, o ideal é que o arroz tenha menos sal do que o usual.

Outro ponto citado pela nutricionista está relacionado ao consumo de líquidos, afinal é uma das primeiras indicações para quem busca melhorar sua qualidade de vida. “A recomendação se faz da seguinte forma: um indivíduo saudável deve ingerir 35ml de água por kg de peso ao dia. Exemplo: uma pessoa com 65 kg deve ingerir 2.275ml/água/dia. Lembrando que a quantidade pode ser atingida por meio de chás ou sucos também”, explica a especialista.

Para completar essas dicas não poderiam faltar os exercícios físicos, quem pensa que é necessário se exercitar durante horas e horas, se surpreenderá! A Dra. Fatima Corradini indica que o segredo para uma vida saudável é praticar exercícios físicos regularmente. “O importante é fazer pelo menos 30 minutos de atividade três vezes por semana, pode ser uma caminhada, aulas de dança e até mesmo cuidar do jardim de casa. Além de potencializar a queima de calorias, aliado a uma alimentação balanceada, o exercício pode reduzir em até 14% o risco de doenças cardiovasculares”, diz a profissional. De início é difícil se acostumar à nova rotina, é normal ter preguiça de vez em quando, porém com o passar dos dias a sensação de bem estar e vitalidade vai aumentando, e o cansaço fica em último plano.

E se você não dispensa uma sobremesa, a Dra. Fatima Corradini dá algumas sugestões saudáveis:

Frozen iogurte
Ingredientes:
- 1/2 litro do suco de uma fruta
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
- 2 copos de iogurte natural desnatado
- 4 col. de sopa de açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo:
- Acrescente ao suco de fruta a gelatina em pó já dissolvida conforme instruções do fabricante. Após isso, acrescente o iogurte, o açúcar ou adoçante e bata manualmente até que a mistura fique homogênea. Coloque em um recipiente e cubra com plástico filme e leve ao freezer por 2 horas. Retire, bata na batedeira por 4 minutos e deixe no freezer por mais 1 hora. Após isso, misture com uma colher e sirva bem gelado. Dica: Decore com frutas e cascas.

Espumone com gelatina
Ingredientes:
- 2 cx de gelatina (sabores a sua escolha)
- 1 caixa de creme de leite light
- 600 ml de água

Modo de preparo:
- Dissolva as gelatinas conforme instruções na embalagem. Deixe esfriar por 20 minutos, acrescente o creme de leite e bata no liquidificador por 10 minutos. Leve ao refrigerador por 1 hora. Sirva gelado.

Creme de manga
Ingredientes:
- 10 unidades de manga
- 1 lata de leite condensado light
- 1 lata de creme de leite light

Modo de preparo:
- Cozinhar as mangas com água até que as cascas rachem e deixe esfriar. Retire as polpas e bata no liquidificador com leite condensado e creme de leite. Peneire e sirva bem gelado. Dica: pode ser feito com outras frutas de sua preferência.

Lembre-se!

Alimente-se de três em três horas a partir do café-da-manhã.

Dê preferência a alimentos nutritivos.

Evite excesso de líquidos durante as refeições.

Evite frituras, alimentos gordurosos e industrializados.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas