Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

27/11/2006
Enxaqueca, várias causas, mas uma terrível dor!

A dor de cabeça atinge cerca de 75% dos brasileiros, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto (SP), sendo que, no mínimo, 10% da população sofre de um de seus tipos mais cruéis, a enxaqueca. As causas da enxaqueca são variadas, podendo ser relacionadas com fatores como tensões musculares, hipertensão arterial, problemas de visão e até doenças mais graves como aneurisma, artrites e glaucoma.

“A enxaqueca é uma dor de cabeça de origem vascular, relacionada com a contração ou a dilatação dos vasos sangüíneos cerebrais. Levando-se em conta que a maioria dos pacientes que nos procuram com esta queixa já passaram em avaliações por vários especialistas, os casos tratados com Ortomolecular estão relacionados ao stress e distúrbios”, afirma o professor e médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade.

O Tratamento Ortomolecular agirá em três etapas: melhorando a absorção gastrointestinal com lactobacilos, aminoácidos e orientação alimentar; fazendo a reposição dos nutrientes detectados durante a consulta e os exames e eliminando todas as substâncias tóxicas acumuladas no organismo.

“O importante seria que as pessoas tivessem sempre cuidados preventivos para evitar a enxaqueca”, conclui Dr. Marcos Natividade.

Os desencadeantes de enxaqueca podem ser diferentes para cada pessoa. Pode haver um fator que provoque enxaqueca em um paciente ou pode existir uma combinação de fatores. Alguns incluem:

1)Ambiente/Comportamento
O ambiente ou o comportamento podem contribuir para a enxaqueca. Pense sobre sua rotina diária e veja se há algum fator que possa ser identificado. Essa lista de possíveis desencadeantes ambientais pode ajudá-lo(a):

- luz forte
- ruídos altos
- alterações climáticas
- alterações de comportamento (ex: dormir demais ou de menos, jejum, alteração na alimentação)


2)Estresse

O estresse, em algumas pessoas, pode facilitar a enxaqueca. Seu estilo de vida pode estar contribuindo para sua enxaqueca.


3)Alimentos
Desencadeantes de enxaqueca são exclusivos para cada indivíduo, mas a lista a seguir contém alimentos comumente conhecidos que podem contribuir para o início da enxaqueca:

- chocolate
- queijo
- cafeína
- frutas cítricas
- bebidas alcoólicas
- glutamato monossódico, uma substância que acentua o sabor dos alimentos





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas