Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

28/01/2012
Exercício aeróbico e perda de gordura

Praticar exercício aeróbico — com o objetivo de emagrecer ou ganhar condicionamento físico — hoje é fácil. Ao lado das cada vez mais avançadas bikes e esteiras ergométricas, há outros aparelhos que são verdadeiras máquinas supermodernas. A vantagem é que com esses equipamentos conseguimos ter controle sobre o treinamento. É possível, por exemplo, programar a inclinação, ajustar a intensidade e a velocidade, estimar o gasto calórico e os batimentos cardíacos. O resultado são exercícios seguros e mais bem direcionados.

Normalmente os alunos classificam todos os exercícios cardiovasculares como aeróbicos, o que não é correto. Qualquer cardiovascular pode ser predominantemente aeróbico ou anaeróbico, conforme a intensidade com que é feito. Para que o movimento seja aeróbico e mobilize gordura corporal mais rápida e fortemente, a atividade deve ter baixa intensidade e longa duração. Em resumo, ajuste os ergométricos para carga leve ou média e exercite-se pelo menos por 40 minutos.

Se você não tem limitação articular ou circulatória, que tal fazer uma aula variada usando todos esses aparelhos? O ideal é manter o ritmo do programa sem interrupções ou grandes intervalos entre a troca dos aparelhos. Podemos chamar esta "aula" de circuito aeróbico, você se utilizará de vários aparelhos durante a sua 1hora de atividade. Por exemplo, da esteira você vai para a bicicleta, depois para o fitstep e finaliza no cross trainer. Assim você ficará motivado e seu gasto calórico será grande. Aproveite !


Antes de começar, se ligue nestas dicas:
* Se é iniciante, faça apenas uma volta neste circuito. Se já tem boas condições físicas, pode fazer duas ou três vezes. Cada rodada dura 27 minutos.

* Na segunda e terceira volta, regule a intensidade dos aparelhos de acordo com seu condicionamento.

* Beber água a cada 15 minutos durante o circuito é fundamental. A sede já é sinal de desidratação.

* Não esqueça de controlar a frequência cardíaca, que deve ser de 60% a 75% da frequência cardíaca máxima (220 - idade) para iniciantes e de 70% a 85% para os de nível intermediário e avançado.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas