Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

08/01/2012
SAIBA QUAIS ALIMENTOS PODEM COMBATER CELULITE

Não há nada mais desagradável do que você colocar uma roupa curta e se deparar com aqueles mil furinhos em sua perna. A celulite pode ser iniciada por um ou dois fatores, mas depois ela se desenvolve como uma bola de neve levando a resultados bastante desagradáveis.

Alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos e controlar a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável, tonificada e longe das celulites, explica a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann

Combater a celulite é difícil, mas não é impossível, uma alimentação saudável aliada à atividade física pode ajudar a resolver o problema.

Para quem não sabe existem alimentos que podem ajudar a combater a celulite, não custa tentar, não é mesmo?

Invista no Ferro

Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites.

Consuma pouco sal

Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade.

Arroz integral: Contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

Aveia: rica em silício reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

Azeite de oliva extravirgem: Tem ação antiinflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Associado ao azeite de linhaça torna-se mais potente.

Chás
A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.

Castanha-do-pará: Carrega selênio, um importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Folhas verde-escuras: Fonte de clorofila, melhora a circulação e desintoxica o organismo.

Dicas para prevenir a celulite no dia-a-dia

-Não use roupa apertada, nem muito justa, especialmente na cintura.

-Não use meias ou botas apertadas, nem saltos muito altos

-Quando a distância o permitir, esqueça os transportes e vá a pé.

-Evite o elevador.

-Se puder, pratique natação ou ande de bicicleta.

Ainda dá tempo de preparar o corpo para o verão

Não é só na celulite que se pensa quando a estação mais quente do ano chega. Muitas pessoas não conseguiram – ainda - iniciar o famoso “projeto verão”. Com a aproximação das festas e das deliciosas ceias, os planos de deixar a silhueta longilínea para entrar no biquíni, sem ter vergonha, são deixados em segundo plano. Passado o período de celebrações, as pessoas voltam a se preocupar com os quilinhos a mais e muitas vezes iniciam dietas irresponsáveis, com o intuito de emagrecer rapidamente.

Dietas muito rigorosas geram com facilidade quadros de desnutrição. É preciso tomar cuidado, pois o desequilíbrio pode trazer consequências complicadas como a alteração do humor, redução do metabolismo, desequilíbrio hormonal, falta de disposição, além do efeito sanfona muito comum após esse tipo de dieta.

“A redução drástica das calorias da alimentação no dia a dia causa um estresse no organismo. Ocorre a perda rápida de peso, entretanto, ao voltar a se alimentar normalmente, o organismo entende que não pode mais utilizar as calorias dos alimentos para dar energia, mas deve armazená-lo, pois não sabe quando “sentirá fome” novamente. Desta maneira, o ganho de peso torna-se muito mais fácil e a redução de peso muito mais difícil. Escolher manter a redução calórica drástica por longo tempo piora ainda mais este quadro.” explica a nutricionista Marcella Romanelli.

Um grande aliado nesta situação são os alimentos funcionais, aqueles que contêm em sua composição nutrientes que, além de alimentar, promovem benefícios para a saúde, na redução do risco e como coadjuvantes no tratamento de doenças. Mas a grande novidade entre os especialistas em nutrição é que vários estudos vêm apontando que uma dieta funcional é útil não apenas para a manutenção de uma vida saudável como também para a perda de peso.

"Consumir diariamente alimentos que ‘ativam o funcionamento’ do metabolismo, como aveia, azeite de oliva, gengibre, brócolis, linhaça, peixes, folhas verde-escuras, soja, tomate, frutas vermelhas, castanhas, entre outros, leva ao emagrecimento", explica Romanelli.

Muito usado em dietas de emagrecimento, o chá verde é rico em polifenóis, substâncias com propriedades terapêuticas que funcionam como antioxidantes potentes. Os polifenóis combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e promovendo a saúde cardiovascular, além de reduzir o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. É considerado um alimento termogênico, aquele que acelera o metabolismo e aumenta a temperatura do corpo facilitando a queima de gorduras. “Estes alimentos, por si só, não devem ser vistos como milagrosos. O adequado é acrescentar exercícios físicos e uma dieta saudável à rotina”, alerta a especialista.

O chá verde, assim como a linhaça e a soja, é considerado um alimento anti-inflamatório. Sendo a obesidade uma doença inflamatória, esses ajudam no processo de emagrecimento. A linhaça, por sua vez, é rica em ômega-3 que atua como anti-inflamatório e reduz o risco derrames e infartos. E por conter grande quantidade de fibras, auxilia na digestão.

Nutrientes em alta concentração

Mesmo o chocolate, considerado o vilão das dietas, é também um alimento funcional por sua propriedade termogênica. O chocolate tem as suas vantagens, desde que seja consumido moderadamente, seja rico em cacau e pobre em açúcares e gordura. “O chocolate meio amargo, contendo 70% de cacau, provoca efeitos benéficos nas doenças crônicas como o câncer e doenças cardiovasculares”, conta. “Um único tablete de chocolate meio amargo contém duas vezes mais polifenóis que uma taça de vinho tinto e tanto quanto uma xícara de chá verde, obtido por longa infusão”, acrescenta.

Serviço:

Liliane Oppermann, Nutróloga e Médica Ortomolecular

Nutracêutica


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas